A futura Ponte Salvador–Itaparica trará um benefício exclusivo para moradores que utilizarem a travessia com frequência. O edital da concessão prevê a chamada “tarifa do usuário frequente”, que garante desconto significativo no pedágio para quem fizer o trajeto de ida e volta em até 24 horas. Nesse caso, o usuário pagará o valor cheio na ida e apenas 10% da tarifa na volta.
Segundo Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável pelo projeto, o objetivo é incentivar o deslocamento diário entre as duas regiões, facilitando a vida de quem reside na Ilha de Itaparica e trabalha ou estuda em Salvador. “É uma forma de estimular a integração com a região metropolitana e tornar o trajeto mais acessível”, afirmou em entrevista exclusiva.
A tarifa de pedágio prevista é de aproximadamente R$ 50 para veículos pequenos, valor semelhante ao cobrado atualmente no ferry-boat. A diferença é que, no pedágio da ponte, o valor incluirá todos os ocupantes do carro, sem cobrança adicional por passageiro.
Além da vantagem econômica, a ponte deve reduzir o tempo de travessia para cerca de 10 minutos, proporcionando mais agilidade e conforto para os motoristas.
O contrato de parceria público-privada (PPP) entre o governo da Bahia e a concessionária – formada por duas empresas chinesas – foi oficialmente aditivado em junho, marcando o reinício do projeto. A previsão é que a ponte seja inaugurada em 2031. O contrato de concessão tem validade de 35 anos, permitindo a cobrança de pedágio até 2060.
Com o novo modelo tarifário, a travessia pela Ponte Salvador–Itaparica promete beneficiar especialmente os moradores da Ilha de Itaparica, estimulando a mobilidade diária e o desenvolvimento regional.
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