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Ferrovia Salvador-Feira de Santana: saiba tudo sobre as 10 estações do projeto

Modal ferroviário integrará passageiros e cargas no mesmo trajeto

09/08/2025 10h50Atualizado há 5 dias
Por: Diário da Feira
Fonte: A Tarde
Foto: Reprodução | TIC Bahia
Foto: Reprodução | TIC Bahia

O projeto de revitalização da ferrovia que ligará Salvador a Feira de Santana está em fase de análise para aprovação pelo governo federal. A linha terá cerca de 98 quilômetros e deverá conectar as duas cidades em apenas 35 minutos, utilizando os trilhos já existentes.

A iniciativa faz parte de um plano maior do Ministério dos Transportes para modernizar o sistema ferroviário brasileiro, que também inclui outras obras importantes como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

As estações da ferrovia

Serão 10 pontos de parada ao longo do trajeto, divididos entre estações de passageiros e pátios para carga. Confira as cidades e suas respectivas estações:

  • Salvador: Estação Águas Claras (integrada ao metrô, VLT e nova rodoviária)

  • Simões Filho: estação de passageiros

  • CCO/Retroárea Logística: Central de Operações

  • Candeias: estação de passageiros

  • São Sebastião do Passé: estação

  • Santo Amaro: estação

  • Conceição do Jacuípe: estação

  • Feira de Santana: Estações Noide Cerqueira e Rodoferroviária Contorno

Objetivos do projeto

Além de oferecer um transporte rápido e seguro para passageiros, o projeto visa fortalecer o transporte de cargas na região. A ideia é facilitar o escoamento de produtos, especialmente para o Porto de Salvador, trazendo benefícios para a economia local.

O projeto prevê velocidades de até 160 km/h para passageiros e 120 km/h para cargas, com operação mista e horários específicos para cada tipo de transporte. Também será integrada a outras modalidades, como ônibus interurbanos e metropolitanos, para garantir maior comodidade aos usuários.

Contexto e futuro

O interesse pela retomada do transporte ferroviário entre Salvador e Feira de Santana vem de quase uma década, inspirado em modelos internacionais e na busca por mobilidade mais eficiente. Estima-se que o projeto possa transportar até 25 milhões de passageiros, transformando a forma como as pessoas e mercadorias circulam no estado.

Atualmente, o Ministério dos Transportes avalia a aprovação do projeto, que pode representar um marco para a infraestrutura da Bahia e do Brasil.

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