E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
BAHIA

IV Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial reúne mais de 800 participantes em Salvador após 12 anos

A abertura oficial acontece no dia 21 de agosto, às 9h, com a presença de autoridades de diferentes instâncias, representantes de movimentos sociais, instituições de ensino e pesquisa, movimentos sociais, conselhos estaduais e organismos internacionais.

14/08/2025 13h33
Por: Diário da Feira
Fonte: Diário da Feira

 

Com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial", a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR) será realizada entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi), o evento marca a retomada do processo conferencial após 12 anos e reunirá cerca de 800 pessoas, entre 500 delegados e delegadas eleitas, 300 convidados e observadores.

A abertura oficial acontece no dia 21 de agosto, às 9h, com a presença de autoridades de diferentes instâncias, representantes de movimentos sociais, instituições de ensino e pesquisa, movimentos sociais, conselhos estaduais e organismos internacionais.

Logo após a solenidade de abertura, o evento contará com uma Conferência Magna abordando o tema central, com a presença de importantes intelectuais e ativistas do campo antirracista. O primeiro a se apresentar o professor Kabengele Munanga, antropólogo congolês-brasileiro e referência internacional nos estudos sobre racismo e população negra no Brasil. Em seguida, será a vez da pesquisadora Maria Inês Barbosa, especialista em Saúde Pública. Por fim, acontecerá a palestra da professora Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos, da Universidade Federal do Sul da Bahia, conhecida pelos seus estudos na área de Direitos Humanos.

Para a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, a realização da conferência representa um momento histórico e estratégico para a democracia baiana: “A IV Conepir é um marco da escuta ativa, da participação popular e da afirmação do compromisso do Estado com a luta antirracista. Depois de mais de uma década, retomamos esse espaço fundamental de construção coletiva de políticas públicas que respondam às demandas históricas dos povos negros, indígenas e tradicionais. É tempo de reparação, de justiça e de fortalecimento da democracia com igualdade racial no centro do debate.”

Durante os três dias de atividades, os participantes se dividirão em grupos de trabalho temáticos, que formularão propostas para as políticas públicas de promoção da igualdade racial no Estado. As proposições serão debatidas e consolidadas na plenária final, marcada para o dia 22, quando também serão eleitos as delegadas e delegados baianos que participarão da Conferência Nacional da Igualdade Racial.

A etapa estadual será resultado de uma mobilização democrática e descentralizada ao longo dos últimos meses, que envolveu a realização de conferências municipais e territoriais nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A Sepromi percorreu diferentes regiões dos 27 territórios de identidade da Bahia e também conta com o resultado das conferências estudantis em colégios de tempo integral, além das temáticas e livres, que ampliaram a diversidade de vozes para o momento.

O evento reafirma o compromisso do Governo Estado da Bahia com a justiça racial, a reparação histórica e o fortalecimento da democracia através da escuta ativa da sociedade civil e das representações populares e conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) e do Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba).

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários