E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Prevenção Sanitária

Portos e aeroportos exibirão informações sobre mpox e sarampo por determinação da Anvisa

Voos devem emitir alertas sonoros sobre o sarampo

03/08/2025 08h29
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que portos e aeroportos brasileiros passem a exibir materiais informativos sobre sintomas e formas de prevenção da mpox e do sarampo. A medida faz parte de uma nova instrução normativa do órgão, aprovada pela diretoria colegiada, e valerá enquanto as duas doenças estiverem sob alerta sanitário no país.

Nos desembarques internacionais, cartazes informativos sobre a mpox deverão ser afixados em locais visíveis. Já as companhias aéreas terão que emitir avisos sonoros a bordo das aeronaves sobre o sarampo, incluindo mensagens em português, espanhol e inglês nos voos internacionais.

As ações fazem parte das estratégias temporárias de vigilância em saúde pública e se aplicam às doenças classificadas como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), Nacional (ESPIN) ou Evento de Saúde Pública (ESP). No momento, apenas a divulgação de informações é exigida para mpox e sarampo, sem necessidade de medidas sanitárias específicas para passageiros ou tripulações.

A poliomielite, que também integra a lista de emergências internacionais, não exigirá a adoção de medidas informativas neste momento.

Segundo a Anvisa, essa normativa representa um avanço na agilidade da resposta sanitária, permitindo atualizações conforme o cenário epidemiológico, baseado em dados do Ministério da Saúde, do Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública e dos Centros de Operações de Emergência.

Entenda as doenças

A mpox, antes conhecida como varíola dos macacos, é causada pelo vírus Monkeypox. Sua principal manifestação são lesões cutâneas que lembram bolhas ou feridas, com duração de duas a quatro semanas. A transmissão pode ocorrer por contato direto com lesões ou superfícies contaminadas. A nova cepa 1b do vírus, identificada na África, já foi detectada no Brasil.

O sarampo é uma infecção viral extremamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio de gotículas de saliva expelidas ao tossir, falar ou espirrar. Mesmo ambientes sem circulação de pessoas podem manter o vírus ativo por até duas horas. A doença pode evoluir com complicações como pneumonia, otite, infertilidade masculina e encefalite.

A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção. As vacinas contra sarampo e poliomielite estão disponíveis gratuitamente no SUS. Para a mpox, o uso emergencial da vacina Jynneos foi autorizado em 2023 para grupos específicos, enquanto pesquisadores da Rede Vírus trabalham no desenvolvimento de um imunizante nacional.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários