Poucas horas após uma reunião entre Donald Trump, Volodymyr Zelensky e líderes da União Europeia, a Rússia lançou nesta terça-feira (19) a maior ofensiva militar registrada no mês contra a Ucrânia, segundo informações das forças ucranianas.
O ataque ocorreu durante a madrugada, com drones, na cidade de Kremenchuk e em outras localidades da região central do país. O prefeito de Kremenchuk, Vitalii Maletskyi, afirmou que a ação evidencia que o presidente russo, Vladimir Putin, não busca a paz. "Enquanto Putin assegurava a Trump por telefone que deseja a paz, o Exército russo lançava mais um ataque maciço contra Kremenchuk", disse o prefeito.
De acordo com a Força Aérea Ucraniana, a Rússia lançou dez mísseis e 270 drones, marcando o maior número de artefatos militares utilizados em um único dia desde o início de agosto. Apesar da intensidade do ataque, não houve registro de mortos ou feridos, mas cerca de 1.500 pessoas ficaram sem energia elétrica, indicando que a ofensiva teve como alvo principalmente instalações de infraestrutura.
A ação coincide com a tentativa de mediação internacional. Após a reunião de segunda-feira na Casa Branca, Donald Trump afirmou que manteve contato com Putin e busca organizar um encontro trilateral entre os dois líderes e Zelensky, com o objetivo de avançar nas negociações de paz.
O governador de Poltava, Volodymyr Kohut, relatou que prédios administrativos de infraestrutura de energia foram danificados. "Felizmente, não houve vítimas", disse, acrescentando que cerca de 1.500 clientes residenciais e 119 comerciais ficaram sem energia no distrito de Lubny.
Na região de Chernihiv, um ataque de drones também causou danos na infraestrutura local, provocando cortes de energia em partes do norte da Ucrânia, segundo o governador Viacheslav Chaus.
Enquanto isso, a Rússia informou que ataques de drones ucranianos na noite anterior provocaram incêndios em uma refinaria de petróleo e danos ao telhado de um hospital na região de Volgogrado. Ambos os lados têm mirado infraestrutura essencial como parte das operações militares durante o conflito.
Sensação
Vento
Umidade