O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), desmentiu, neste domingo (24), pelas redes sociais os boatos sobre um suposto surto de HIV/Aids entre adolescentes de 14 a 19 anos no estado. Ele reforçou os dados da Secretaria da Saúde (Sesab) e classificou as informações que circulam como "falsas" e causadoras de "medo e desinformação".
Segundo Jerônimo, "os dados oficiais da Secretaria da Saúde mostram que, até o início de agosto de 2025, foram registrados 93 casos entre adolescentes e jovens nesta faixa de idade". A publicação foi feita em sua conta oficial no X (antigo Twitter), após o tema se espalhar pelas redes sociais.
A Sesab também negou a alegação de que teriam sido detectados cerca de 11 mil casos. De acordo com a secretaria, até agosto de 2025, foram contabilizados 93 ocorrências entre jovens de 14 a 19 anos, enquanto no mesmo período de 2024, o número foi de 184.
Diante da repercussão, o governador pediu que a população evite disseminar desinformação. “Seguimos trabalhando com seriedade, transparência e responsabilidade, fortalecendo as ações de prevenção, investindo no diagnóstico precoce e garantindo tratamento gratuito para todo o povo baiano. Não espalhem boatos. Compartilhem a verdade!”, declarou.
*Metro1
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Sensação
Vento
Umidade