E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
VLT/Salvador

Governo da Bahia avança obras do VLT na Estrada do Derba

Área de mais de 200 mil m² será desapropriada para implantação do VLT

19/08/2025 08h28Atualizado há 5 dias
Por: Diário da Feira
Fonte: A Tarde
Foto: Divulgação / GOVBA
Foto: Divulgação / GOVBA

O governo da Bahia segue acelerando as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, com ações recentes na Estrada do Derba. Nesta terça-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues publicou decreto declarando de utilidade pública uma área de 207.412,35 m² para desapropriação, necessária à implantação do novo trecho do VLT. A área está localizada entre o Km 04 da BA-528, em frente à Avenida Olindina, até o acesso ao Hospital do Subúrbio, no bairro de Valéria, Subúrbio Ferroviário.

A Companhia de Transportes da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está autorizada a conduzir todos os atos administrativos e judiciais, incluindo pagamento de indenizações, para efetivar a desapropriação. O trecho 2 do VLT, que ligará os bairros de Paripe e Águas Claras, terá oito paradas ao longo de 9,2 km. A previsão de entrega dessa etapa é de 50 meses, a partir de junho de 2024, com investimento de R$ 1 bilhão pelo governo estadual, executado pelo consórcio CETENCO/AGIS/CONSBEM.

Além disso, a CTB iniciou a intervenção na Ponte São João, entre Lobato e Plataforma, para viabilizar a passagem do VLT. O processo, chamado de "macaqueamento", consiste em elevar temporariamente a ponte, reforçar sua estrutura e corrigir desgastes causados pela oxidação, garantindo segurança e durabilidade.

O projeto do VLT prevê uma expansão futura, que ultrapassará os 40 km de extensão. A nova fase ligará o Largo do Tanque ao Retiro, conectando diretamente à estação do metrô, conforme destacou o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Essa extensão facilitará o acesso da população ao transporte público de forma mais rápida e integrada.

Atualmente, os trechos do VLT em Salvador são:

  • Trecho 1: Ilha de São João à Estação Calçada, com 19 paradas, executado pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador;

  • Extensão I: Calçada ao Comércio (3,5 km), com 6 paradas;

  • Trecho 2: Paripe a Águas Claras (9,2 km), com 8 paradas, pelo Consórcio VLT Lote 2;

  • Trecho 3: Águas Claras a Piatã (10,5 km), integração ao metrô no Bairro da Paz, executado pelo Consórcio Bahia Atlântico, com 9 paradas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários