A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou mais de mil consultas e exames agendados durante o Feira em Ação, evento promovido pela Prefeitura de Feira de Santana nas manhãs deste sábado (16) e domingo (17), no distrito de Maria Quitéria. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, acompanhou a ação.
Os atendimentos aconteceram na Escola Municipal José Tavares, das 7h às 13h, reunindo moradores da comunidade e localidades vizinhas. No local foi montado um espaço exclusivo para marcação de exames e consultas, o que possibilitou aos moradores também realizar agendamentos de solicitações que já estavam em mãos.
Somente nas manhãs destes dois dias foram realizadas quase 200 consultas – clínica e pediátrica. Também foram aplicadas vacinas e feitos 34 testes rápidos de IST, um deles resultou positivo para sífilis, devidamente notificado e encaminhado para acompanhamento.
No sábado foram registrados 80 atendimentos médicos, aplicação de 37 doses de vacinas – incluindo contra a gripe, HPV, dt, ACWY, hepatite e varicela – além da realização de 22 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Também foram aplicadas 37 doses da vacina antirrábica em animais.
“A população atendeu o nosso chamado e veio participar desta grande ação conjunta da Prefeitura, com a entrega de muitos serviços, superando as nossas expectativas”, destacou a subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves.
Moradora de Maria Quitéria, Degiane Vitória Lopes foi uma das beneficiadas pela ação. Ela aproveitou a manhã de sábado para atualizar a caderneta de vacinação, realizar teste rápido, aferir a pressão arterial e verificar a glicemia.
“Achei muito válido realizar essa ação no final de semana. Esse é o único tempo que a gente tem para colocar as coisas em dia”, relatou na companhia do neto que também foi imunizado.
Já neste domingo, o movimento continuou intenso: foram contabilizados 90 atendimentos médicos, aplicadas 22 doses de vacinas, realizados 12 testes rápidos, além da aplicação de 14 doses da vacina antirrábica em cães e gatos.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou a importância da iniciativa.
“Esse projeto, liderado pelo prefeito José Ronaldo, já nasce como um grande exemplo de compromisso com o nosso povo. Através da Secretaria de Saúde promovemos acesso a atendimentos clínicos e garantimos que os pacientes já saíssem com solicitações de exames e consultas marcados, além de disponibilizar vacinas e testes rápidos”, afirmou.
*Secom/PMFS
Sensação
Vento
Umidade