E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Testagem/Rápida

Feira intensifica testagem rápida e vacinação contra a dengue

Município aposta em diagnóstico precoce e imunização para conter avanço da doença

06/06/2025 12h00
Por: Diário da Feira
Fonte: Secom/Prefeitura de Feira de Santana
 Foto: Wevilly Monteiro e Renata Leite
Foto: Wevilly Monteiro e Renata Leite

A Prefeitura de Feira de Santana está ampliando as ações de combate à dengue com a realização de testes rápidos para diagnóstico da doença e o reforço na campanha de vacinação. Desde o dia 30 de maio, a testagem está disponível nas UPAs da Queimadinha e Mangabeira, além das sete policlínicas do município, localizadas tanto na sede quanto na zona rural.

A medida visa identificar rapidamente os casos suspeitos e iniciar o tratamento o quanto antes. “O teste rápido é recomendado entre o primeiro e o quinto dia de sintomas e ajuda a reforçar o diagnóstico clínico, permitindo um tratamento mais eficaz”, explica o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

O exame é simples e o resultado sai em até 30 minutos, com apenas uma gota de sangue. Para realizá-lo, o paciente deve apresentar sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos ou nas articulações, passar por triagem e ser atendido por um médico nas unidades habilitadas.

Até agora, o município já recebeu 3.600 testes rápidos, que estão sendo utilizados nas unidades de urgência e emergência. Somente nas UPAs de Queimadinha e Mangabeira, foram feitos 20 testes desde o início da ação — todos com resultado negativo. Mesmo assim, o material foi encaminhado para análise laboratorial no LACEN, garantindo maior precisão no diagnóstico.

Casos e prevenção

Feira de Santana registrou 955 notificações de dengue até 22 de maio deste ano, com 123 casos confirmados. Desse total, 24 apresentaram sinais de alarme e um evoluiu para óbito. Em comparação com o mesmo período de 2024, os números representam uma queda significativa. No ano passado, foram mais de 13 mil notificações e 21 mortes confirmadas.

Apesar da redução, o secretário Rodrigo Matos alerta que a população deve continuar vigilante. “Ainda perdemos vidas para a dengue. A prevenção é uma responsabilidade coletiva”, afirmou.

Além da testagem, o município segue promovendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e disponibilizando a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas 103 salas de vacinação da rede municipal. A vacina é gratuita, fornecida pelo SUS, e considerada segura e eficaz na proteção contra os quatro sorotipos da doença.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários