E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Lavagem/Dinheiro

Facções CV e PCC são alvo de operação por movimentar R$ 6 bilhões e criar banco digital ilegal

Rede criminosa desmantelada

10/04/2025 10h53Atualizado há 4 meses
Por: Diário da Feira
Fonte: Correio da Bahia
Crédito: Reprodução/TV Globo
Crédito: Reprodução/TV Globo

As facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) foram alvo de uma grande operação contra lavagem de dinheiro nesta quinta-feira (10). As investigações conduzidas pelas polícias civis do Rio de Janeiro e de São Paulo revelaram que os grupos movimentaram cerca de R$ 6 bilhões em um ano por meio de um sofisticado esquema financeiro que incluía até a criação de um banco digital clandestino.

De acordo com os investigadores, o sistema contava com fintechs e empresas intermediadoras de pagamentos que operavam sem autorização do Banco Central. O grupo também utilizava empresas de fachada para disfarçar a origem ilícita do dinheiro, fruto principalmente do tráfico de drogas.

A operação mobilizou agentes para o cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão nos dois estados. Ao todo, 22 empresas estão sob investigação. Segundo a Polícia Civil do Rio, esta é a maior ofensiva já realizada contra o Comando Vermelho.

Os recursos lavados eram utilizados para financiar a compra de armamentos, drogas e a expansão territorial da facção em comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro — uma região onde os confrontos por domínio têm se intensificado nos últimos meses.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio de unidades especializadas como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), o Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), o Departamento-Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e a Polícia Civil de São Paulo.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários