A mamografia é um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de tratamento e cura. Mais do que um exame de rotina, representa um ato de autocuidado e amor-próprio.
Recomendada para mulheres a partir dos 40 anos ou dos 35 para aquelas com histórico familiar da doença, a mamografia é um procedimento rápido e não invasivo, podendo ser realizado inclusive por pacientes com prótese de silicone.
Segundo dados do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN), cerca de 1.100 mulheres já realizaram o exame este ano, alcançando 99% do público-alvo. Dentre as pacientes atendidas, três tiveram lesões identificadas, possíveis indicativos de câncer de mama. No entanto, não foram registrados casos de alta suspeita ou presença confirmada de tumor.
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana ampliou a oferta do exame, disponibilizando 977 novas vagas na rede pública. Até o momento, 54% das vagas já foram preenchidas, de acordo com o Departamento de Atenção à Saúde.
As interessadas podem realizar o agendamento diretamente nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, apresentando documento de identidade com foto, cartão do SUS, requisição médica e comprovante de residência. Além disso, é possível fazer a solicitação online, através da plataforma Feira Conectada, facilitando o acesso ao exame sem precisar sair de casa.
A iniciativa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher, incentivando o diagnóstico precoce e a redução dos índices da doença.
Sensação
Vento
Umidade