E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

Anúncio
Diário da Folia

Compositor baiano tem músicas entre as mais tocadas do Carnaval e critica exclusão de projeto

Com três décadas de carreira, Franzine também destacou o histórico de parcerias

18/02/2026 09h07
Por: Diário da Feira
Fonte: Diário da Feira
Foto: Romilton Santos
Foto: Romilton Santos

Com canções na disputa pelas mais executadas do Carnaval de Salvador, o cantor e compositor André Franzine afirmou que a atual edição da festa marca um momento especial em sua trajetória de 30 anos na música.

Em entrevista ao Diário da Feira, Franzine detalhou as gravações recentes e comemorou a repercussão das obras no circuito oficial.


Foto: Romilton Santos 

“Quatro canções minhas foram gravadas no projeto ‘Chão de Harmonia’, chamado ‘Chão de Samba de Roda’. Uma está sendo cantada por Thiaguinho, outra por Péricles. Tem também com Xanddy Harmonia e Escandurras, no projeto Sambadurras, que reúne seis canções”, explicou.

Entre as composições de maior destaque está “Paixão Antiga”, também gravada por Gilberto Gil. Segundo ele, a música ganhou força especialmente no Circuito do Campo Grande.

“‘Paixão Antiga’ está sendo uma das mais tocadas quando a gente fala de samba, indiscutivelmente. Aqui no Campo Grande foi uma das mais executadas”, afirmou Franzine.

Para ele, o fato de o samba ser referência na edição deste ano contribuiu para a valorização das obras.

“Como o Carnaval está homenageando o samba, a gente acaba virando referência para esses artistas regravarem nossas canções e disputarem espaço na festa”, disse.

Com três décadas de carreira, Franzine também destacou o histórico de parcerias. 

“Estou no mercado da música há 30 anos. Tenho música gravada por Ivete Sangalo, É o Tchan!, Harmonia do Samba, Gilberto Gil, Banda Eva, Cheiro de Amor, Timbalada e outros artistas da Bahia”, pontuou.

Apesar do momento de destaque, o compositor fez um protesto contra a ausência do projeto “Conexão Negra” na programação oficial da festa e cobrou mais transparência nos critérios de seleção.

“Depois de tantas canções sendo regravadas, inclusive no projeto Conexão Negra, e a própria Conexão Negra ter ficado de fora do Carnaval, eu considero isso uma falta de consideração. Se soubéssemos o motivo, poderíamos recorrer ou nos ajustar para os próximos carnavais. O Carnaval é colocado como o da inclusão, mas infelizmente essa inclusão está sendo para alguns”, concluiu.

*com informações do repórter Romilton Santos

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários