O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer um novo exame gratuito para detecção do papilomavírus humano (HPV). A novidade já está disponível em unidades de saúde de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
O teste, chamado DNA-HPV, foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IMBP), em parceria com a Fiocruz e o Governo do Paraná. Ele permite identificar 14 genótipos do vírus, possibilitando a detecção precoce de lesões ou câncer em estágio inicial.
Mulheres entre 25 e 64 anos podem solicitar o teste durante consultas ginecológicas em policlínicas especializadas de Camaçari. O novo exame vai substituir gradualmente o Papanicolau, que continuará sendo usado apenas quando o DNA-HPV apresentar resultado positivo.
O DNA-HPV analisa o DNA da paciente, aumentando a precisão do diagnóstico. Caso o resultado seja negativo, o exame só precisa ser repetido após cinco anos, reduzindo a necessidade de intervenções e exames adicionais.
O teste começou a ser aplicado em agosto de 2025 em oito estados e no Distrito Federal, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. Na Bahia, Camaçari foi escolhida devido à alta incidência de câncer de colo de útero. A expectativa é que, até o final de 2026, o exame esteja disponível em todo o Brasil.
Sensação
Vento
Umidade