O governo federal anunciou que vai adquirir produtos perecíveis, como frutas, peixes e carnes, que estavam destinados à exportação, para abastecer programas internos, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A medida visa atender à merenda escolar, alimentação das Forças Armadas, hospitais, restaurantes universitários e iniciativas de combate à insegurança alimentar.
“O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, afirmou Teixeira, destacando que a ação permitirá oferecer produtos de melhor qualidade à população.
O ministro explicou que a medida também busca evitar que alimentos perecíveis sejam desperdiçados. Produtos como castanha e café, que têm grande demanda internacional, podem ser exportados, mas itens mais sensíveis, como mel, açaí, uva e peixes, serão priorizados para consumo interno.
Além de garantir alimentos à população, a iniciativa também protege os produtores e toda a cadeia produtiva. “Os exportadores venderão os produtos pelo preço do mercado interno. Certamente o governo não pode pagar o preço em dólar, mas tem como comprar pelo preço nacional”, explicou Teixeira.
Sensação
Vento
Umidade