E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Ensino/Superior

Inscrições para o Fies do 2º semestre já estão abertas

Prazo vai até 18 de julho e candidatos devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

14/07/2025 08h10
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Estão abertas a partir desta segunda-feira (14) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. Interessados devem se candidatar exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até às 23h59 da próxima quinta-feira (18), conforme o horário de Brasília. A participação é gratuita.

De acordo com o edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 9 de julho, o programa oferece 44.867 vagas neste semestre, totalizando 112.168 oportunidades em todo o ano. Criado em 2001, o Fies tem como principal objetivo ampliar o acesso ao ensino superior, por meio do financiamento de cursos de graduação em instituições privadas com boa avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode participar?

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010;

  • Obter média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação;

  • Não ter participado do Enem como treineiro;

  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025);

  • Estar quite com eventuais contratos anteriores do Fies ou programas similares.

Fies Social

Uma novidade importante desta edição é a continuidade do Fies Social, voltado para estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Metade das vagas é reservada para candidatos inscritos no CadÚnico e com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 759 por pessoa).

Essa modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de garantir cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação será feita com base nas notas do Enem, seguindo critérios como modalidade de concorrência, grupo de preferência e tipo de vaga. Terão prioridade candidatos que ainda não concluíram o ensino superior ou que nunca foram beneficiados pelo Fies.

Etapas do cronograma

  • 29 de julho: Divulgação dos pré-selecionados na chamada única;

  • 30 de julho a 1º de agosto: Prazo para complementar a inscrição no Fies Seleção;

  • 5 de agosto a 19 de setembro: Período de pré-seleção da lista de espera.

O MEC reforça que todos os participantes devem acompanhar as datas e instruções do edital para garantir o aproveitamento da vaga. Quem não for selecionado na chamada inicial participará automaticamente da lista de espera.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários