E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Cúpula/Brics

Lula recebe Modi no Alvorada e reforça parceria com a Índia após Cúpula do Brics

Modi visita Lula em Brasília para tratar de clima e tecnologia

08/07/2025 10h59
Por: Diário da Feira
Fonte: G1
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (8), no Palácio da Alvorada, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A visita acontece logo após o encerramento da 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, e marca os 80 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Índia.

Durante a chegada, Modi foi recebido com uma apresentação cultural típica indiana. Em seguida, os dois líderes se reuniram na residência oficial da Presidência, em Brasília, para discutir acordos bilaterais e prioridades conjuntas, como a transformação digital e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Um dos principais resultados do encontro será a assinatura de um acordo de parceria digital, com foco em áreas como inteligência artificial, infraestrutura pública digital, tecnologias emergentes e governança na era digital.

A pauta também incluiu a preparação para a COP 30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém (PA). Lula busca apoio internacional para garantir que a conferência da ONU sobre o clima resulte em compromissos efetivos de combate à crise ambiental.

Tensões com os EUA

A visita ocorre em meio a um cenário de tensão entre o Brasil e os Estados Unidos. O presidente americano Donald Trump sugeriu no domingo (6) que pode impor tarifas de 10% a países que, segundo ele, se alinharem a "políticas antiamericanas" do Brics — bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Questionado sobre a declaração, Lula foi enfático: “Não queremos imperador. O Brics não nasceu para afrontar ninguém, mas para construir pontes e ampliar o diálogo entre as economias emergentes.”

A agenda internacional do presidente brasileiro reforça sua política externa de diversificação de parcerias comerciais, com foco crescente na Ásia, especialmente em tempos de instabilidade nas relações com Washington.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários