E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Inscrição/Enem 2025

Enem 2025: inscrições se encerram nesta sexta-feira

Confira o passo a passo para se inscrever no Enem pela plataforma oficial

05/06/2025 17h15Atualizado há 2 meses
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Enem 2025: inscrições se encerram nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (6), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova.

O Ministério da Educação (MEC) alerta para que os candidatos evitem usar sites ou plataformas não oficiais para se inscrever, pois esses podem ser tentativas de fraude. Apenas o site oficial garante segurança e validade da inscrição.

Pela primeira vez, os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão suas inscrições pré-preenchidas automaticamente, bastando confirmar e atualizar os dados para garantir a participação. Essa medida visa facilitar o processo e incentivar a presença desses alunos no exame.

Além disso, o Enem 2025 volta a oferecer a possibilidade de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência para pessoas maiores de 18 anos que ainda não concluíram essa etapa.

Como se inscrever

O cadastro começa com o acesso à Página do Participante, utilizando o login do portal Gov.br. O candidato deve informar seu CPF e preencher dados pessoais como nome da mãe, sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Também são solicitadas informações sobre o local de nascimento e endereço residencial, para facilitar a distribuição dos locais de prova.

Quem precisar de atendimento especializado deve indicar essa necessidade e enviar a documentação comprobatória pela própria plataforma. Quem já teve essa documentação aprovada nos últimos anos não precisa reenviá-la.

O candidato pode optar pelo nome social, para pessoas travestis, transexuais ou transgêneros, desde que conste na Receita Federal.

Além disso, deve escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), informar sua situação em relação ao ensino médio, escolher o município onde deseja realizar a prova e responder a um questionário socioeconômico. Este último auxilia na criação de políticas públicas para a educação.

Ao final, o participante pode anexar uma foto para personalizar sua Página do Participante, e deve revisar todas as informações antes de finalizar a inscrição.

Pagamento e provas

Quem não tem isenção deve pagar a taxa de R$ 85 até o dia 11 de junho. O boleto estará disponível na Página do Participante e o pagamento pode ser feito via Pix, cartão de crédito ou débito.

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usado para seleção em universidades públicas pelo Sisu e programas como o Prouni.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários