Feira de Santana deu um passo ousado rumo à inovação nesta segunda-feira (21) ao integrar, pela primeira vez, o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), considerado o maior festival colaborativo voltado à criatividade e à economia criativa do planeta. O evento, que segue até o dia 23 de abril, ocorre simultaneamente em mais de 60 cidades ao redor do mundo e tem como foco, este ano, a valorização do talento intergeracional sob o tema: "Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto".
A cidade baiana foi tomada por um clima de efervescência cultural, com mais de 50 atividades totalmente gratuitas espalhadas por espaços como o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), IFBA, Unex, SENAC, entre outros. A programação diversificada conta com workshops, painéis, performances artísticas, instalações interativas e momentos de troca de experiências com mais de 70 especialistas convidados.
A abertura oficial aconteceu no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), que se transformou em uma verdadeira galeria a céu aberto. Artistas visuais iniciaram intervenções na área externa do museu, incluindo o muralista Marcos Bastos, natural de Irecê, que destacou a importância de espaços como esse para o compartilhamento de saberes artísticos. “Trazer a arte para fora das galerias e dialogar com o público diretamente é uma forma poderosa de conexão e aprendizado mútuo”, comentou.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destacou o papel estratégico do festival para a valorização da cultura local. “Feira de Santana tem uma veia criativa pulsante. Ao promover eventos como esse, estamos não apenas fortalecendo a identidade cultural do município, mas também criando oportunidades para que artistas e empreendedores transformem ideias em ações concretas, com impacto econômico e social positivo”, afirmou.
A líder do movimento na cidade, Carla Captural, também celebrou a estreia de Feira no circuito global do evento. “É uma conquista coletiva. Conseguimos articular uma rede diversa de pessoas, instituições e espaços criativos que mostram a potência cultural da cidade. A programação foi pensada para incluir todos os públicos e gerar conexões transformadoras”, explicou.
As inscrições para as atividades continuam abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site oficial do evento: www.wcd2025.com A expectativa é que milhares de pessoas circulem pelos locais de programação até o encerramento do festival, fortalecendo o protagonismo criativo de Feira de Santana no cenário nacional e internacional.
Sensação
Vento
Umidade