Moradores de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, estão vivendo momentos de apreensão após a circulação de um suposto comunicado atribuído à facção Comando Vermelho (CV). A mensagem, que viralizou nas redes sociais nesta semana, impõe regras para a circulação de veículos em pelo menos 10 bairros da cidade, incluindo Juca Rosa, Rosa Neto, Paquetá, Alecrim e Moisés Reis.
Segundo o conteúdo divulgado, motoristas que entrarem nessas localidades devem manter os faróis baixos e os vidros dos carros abaixados. Além disso, o texto orienta motociclistas a trafegar sem capacete. A suposta mensagem ainda faz um alerta: qualquer carro ou moto fora desses padrões será tratado como suspeito, embora não seja informado o motivo dessas exigências.
Essa não é a primeira vez que mensagens atribuídas ao CV causam temor na região. Em janeiro deste ano, um print similar também circulou nas redes sociais, proibindo supostamente a morte de inocentes, especialmente após casos envolvendo pessoas mortas ou desaparecidas por aparecerem em fotos com três dedos erguidos — sinal comumente associado ao Bonde do Maluco (BDM), facção rival do CV.
Diante da repercussão, o CORREIO entrou em contato com as polícias Civil e Militar para esclarecer a veracidade das ameaças, mas até o momento não houve pronunciamento oficial.
Enquanto isso, a população segue em alerta, cobrando ações das autoridades para garantir a segurança nos bairros e combater o avanço da criminalidade.
Sensação
Vento
Umidade