E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Aleitamento Materno

Hospital da Mulher lança cartilha para combater mitos e incentivar aleitamento materno

Cartilha esclarece mitos e reforça que amamentar não deve doer

11/08/2025 16h45
Por: Diário da Feira
Fonte: Secom/Prefeitura de Feira de Santana
Fotos: Fátima Brandão
Fotos: Fátima Brandão

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos – conhecido como Hospital da Mulher – está distribuindo uma cartilha informativa para orientar mães e familiares sobre desafios comuns no aleitamento materno. A iniciativa faz parte do Agosto Dourado, campanha dedicada à valorização e ao incentivo à amamentação.

O material esclarece mitos como o do “leite fraco” e reforça que a amamentação, quando feita corretamente, não deve provocar dor. A cartilha também apresenta dicas sobre a pega adequada, cuidados para evitar problemas como fissuras, ingurgitamento e baixa produção, além de destacar a importância do colostro e da doação de leite humano.

Além da entrega da cartilha, o BLH realiza palestras, rodas de conversa e atividades interativas, como a “Roleta da Amamentação”. Segundo a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, o objetivo é garantir que mães tenham acesso rápido a orientações e apoio especializado. “O ato de amamentar deve ser prazeroso para mãe e bebê. Em caso de dor, é essencial buscar atendimento para corrigir a causa e aliviar o desconforto. Aqui, oferecemos inclusive laserterapia para auxiliar na cicatrização”, afirmou.

A ação já tem resultados positivos, como o relato de Elaine Lima, que aprendeu no BLH técnicas para melhorar a pega do bebê e superar a insegurança sobre sua produção de leite. Outras mães, como Tatiana do Espírito Santo e Francisca Natacha, também buscaram apoio para lidar com dores e excesso de leite, aproveitando a oportunidade para se tornarem doadoras.

A coordenadora do BLH, Nadja Vieira, ressalta que o colostro é fundamental para a imunidade do recém-nascido, sendo considerado “a primeira vacina” natural. O atendimento é aberto ao público e inclui coleta domiciliar, mediante agendamento pelo telefone (75) 3602-7106.

Entre janeiro e julho deste ano, o Banco de Leite realizou 836 coletas domiciliares, 2.550 ordenhas e contou com 655 doadoras, resultando em mais de 550 litros de leite humano que beneficiaram 779 crianças. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua da Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, telefone (75) 3602-7156.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários