A Europa está prestes a ganhar o túnel imerso mais longo do mundo, que ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig-Holstein. Com 18 quilômetros de extensão, o Túnel do Estreito de Fehmarn promete reduzir em cerca de 160 km o trajeto para carros e trens, tornando as viagens mais rápidas e eficientes.
Diferente do Eurotúnel entre França e Reino Unido, que foi escavado sob o leito do mar, o túnel de Fehmarn será construído com seções pré-moldadas de concreto, que serão posicionadas no fundo do mar a cerca de 12 metros de profundidade e unidas por cilindros hidráulicos, formando uma estrutura resistente e segura para veículos de alta velocidade.
O projeto, considerado um marco da engenharia, conta com o maior canteiro de obras da Europa, utilizando a maior draga e a maior usina de concreto do mundo. A quantidade de aço empregada na construção equivale ao usado para erguer 50 Torres Eiffel.
As obras começaram em 2020 na Dinamarca e em 2021 na Alemanha. Apesar de a inauguração estar prevista para 2029, o cronograma já sofreu atrasos. O túnel é custeado integralmente pela Dinamarca, com um investimento de 7,5 bilhões de euros (cerca de R$ 48,4 bilhões).
Segundo o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen, o túnel será fundamental para integrar o norte e o sul da Europa, além de contribuir para reduzir o uso do transporte aéreo.
Sensação
Vento
Umidade