A Embaixada do Canadá no Brasil enviou nesta sexta-feira (30) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um convite oficial do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, para que ele participe da cúpula do G7, marcada para os dias 16 e 17 de junho, na cidade de Kananaskis, no Canadá.
De acordo com informações apuradas pela TV Globo, Lula indicou que pretende comparecer ao encontro, embora a viagem ainda não tenha sido confirmada oficialmente pelo governo brasileiro.
O G7 é um grupo formado pelas sete maiores democracias industrializadas do mundo — Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão — que se reúne anualmente para debater temas globais e interesses comuns.
A participação de Lula pode marcar um momento importante, pois seria a primeira vez que ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estariam na mesma mesa de negociações desde sua volta à cena política internacional.
No ano passado, Lula já havia participado da cúpula do G7 na Itália como convidado, ocasião em que criticou a concentração de renda e o avanço da inteligência artificial concentrados em poucas mãos.
Sensação
Vento
Umidade