Um palestino morreu e pelo menos 48 ficaram feridos nesta quarta-feira (28), durante a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. O incidente aconteceu em uma área de distribuição de alimentos sob controle israelense, segundo informações do Ministério da Saúde local, ligado ao Hamas.
Mais cedo, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) relatou que 47 pessoas ficaram feridas, a maioria atingida por tiros, enquanto tentavam acessar os mantimentos. O representante do órgão nos Territórios Palestinos Ocupados, Ajith Sunghay, declarou que a situação ainda está sendo investigada e que o número de vítimas pode aumentar.
Ainda não está claro quem efetuou os disparos. O exército de Israel afirmou que soldados deram "tiros de advertência" nas imediações do ponto de entrega, mas não deu mais detalhes sobre o motivo ou a direção dos disparos.
Segundo relatos de testemunhas e da agência Associated Press, uma multidão rompeu as barreiras no local de distribuição na noite anterior. Um jornalista presente afirmou ter ouvido tiros de tanques e de armas leves, além de ver sinalizadores lançados por um helicóptero militar israelense.
Novos ataques aéreos em Gaza
Além do episódio nos arredores da distribuição de alimentos, ataques aéreos israelenses atingiram diversas regiões de Gaza também nesta quarta-feira. Segundo a Defesa Civil palestina, ao menos 16 pessoas morreram. Entre as vítimas, estavam nove membros de uma mesma família no norte da região e outros seis no centro, incluindo crianças, conforme informou o porta-voz Mahmud Bassal. Um outro óbito foi registrado na cidade de Khan Younis, ao sul do território.
Enquanto a crise humanitária se agrava, a violência continua intensificando o sofrimento da população civil em Gaza, em meio a um conflito sem perspectiva imediata de trégua.
Sensação
Vento
Umidade