E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Anvisa/Interdição

Anvisa suspende interdição da pasta Colgate, mas mantém alerta sobre reações

Com decisão, pasta de dente segue sendo vendida no país

30/03/2025 10h33
Por: Diário da Feira
Fonte: G1
Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint após um recurso apresentado pela empresa. Com isso, o produto poderá continuar sendo comercializado. No entanto, a Anvisa emitiu um alerta sanitário, recomendando que os consumidores notifiquem a agência caso experimentem reações adversas ao utilizar o produto.

A interdição havia sido imposta em 27 de março devido a relatos de oito notificações envolvendo 13 eventos adversos associados ao uso da pasta, como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral. Um dos casos foi o de Denise Correia Santiago, consumidora de Santos, que relatou sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras após o uso do produto.

Após o recurso da Colgate, a Anvisa suspendeu a medida cautelar, permitindo que a pasta seja comercializada enquanto o processo segue em trâmites administrativos. Apesar disso, o alerta sanitário foi mantido, orientando os consumidores a interromperem o uso do produto caso notem sinais de irritação e a procurarem um profissional de saúde se os sintomas persistirem.

A Colgate esclareceu que algumas pessoas podem ter sensibilidade a certos ingredientes da pasta, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. A empresa reafirmou que o produto não oferece riscos à saúde, mas pode causar reações em indivíduos sensíveis.

A Anvisa, por sua vez, reforçou a importância de monitorar os sinais de irritação e de notificar quaisquer reações adversas pelo sistema e-Notivisa. A agência também orienta que profissionais de saúde recomendem alternativas para pacientes sensíveis e que as informações sobre possíveis reações adversas sejam claras na rotulagem do produto.

Em nota, a Anvisa explicou que a interdição inicial visava reduzir os riscos associados ao uso do produto, mas que a suspensão do ato será acompanhada de perto, com a continuidade da fiscalização e monitoramento das reações adversas. O alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham fluoreto de estanho em sua formulação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários