O papa Francisco terá alta no domingo (23), anunciou neste sábado (22) a equipe médica que cuida do pontífice.
Francisco deixará o hospital Gemelli, em Roma, onde está internado há cinco semanas, e voltará ao Vaticano.
Em entrevista coletiva para anunciar alta, os médicos afirmaram que ele terá de ficar em repouso dentro do Vaticano por um período de dois meses e ainda sob cuidados médicos, o que a equipe chamou de "alta hospitalar protegida".
Aos poucos, disseram os médicos, ele voltará ao trabalho, mas terá de ter "um estilo de vida mais calmo". Francisco tem 88 anos e foi internado por problemas respiratórios.
"O Santo Padre está melhorando, portando esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais", disse um dos dos médicos.
No pronunciamento, os médicos disseram que o pontífice está com a voz afetada por conta do período prolongado do auxílio de oxigênio de alto fluxo que Francisco recebeu no hospital por conta de dificuldades respiratórias.
Para dar a alta, a equipe desaconselhou encontros frequentes com pessoas, principalmente grandes grupos, para evitar o contato com novos vírus, e atividades de esforço.
A equipe afirmou que papa está completamente curado da pneumonia dupla, mas que alguns vírus permanecem em seu pulmão e, por isso, precisará de repouso e cuidados médicos.
g1
Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Sensação
Vento
Umidade