E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Bahia/Educaçã

Bahia lidera índice de analfabetismo no Brasil há mais de 30 anos

Estado registra a maior taxa de analfabetismo do país, com mais de 1,4 milhão de pessoas sem saber ler e escrever

15/03/2025 10h00
Por: Diário da Feira
Fonte: Diário da Feira
Foto: Paula Fróes/GOVBA
Foto: Paula Fróes/GOVBA

A Bahia enfrenta desafios históricos na educação, refletidos nos números do Censo do IBGE de 2022. O estado tem a maior quantidade de pessoas analfabetas do país, com 1.420.947 indivíduos com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever. Essa posição se mantém há pelo menos 31 anos, evidenciando um problema estrutural na alfabetização.

De acordo com o levantamento, a taxa de analfabetismo na Bahia em 2022 foi de 12,6%, um índice preocupante que impacta diretamente o desenvolvimento social e econômico do estado. A falta de acesso à educação básica de qualidade e políticas públicas eficazes contribui para a permanência desse cenário.

A reversão desse quadro exige investimentos em educação, qualificação de professores e ampliação do acesso ao ensino. Apenas com medidas concretas será possível garantir que mais baianos tenham a oportunidade de aprender a ler e escrever, mudando essa realidade que persiste há décadas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários