
A cidade de São Gonçalo dos Campos mais uma vez celebra, entre os dias 16 e 18 de janeiro, uma tradição que se mantém viva e forte ao longo dos anos: a tradicional lavagem em homenagem ao padroeiro São Gonçalo de Amarante. O evento, que acontece no primeiro mês do ano, é marcado por tradições religiosas, festas e blocos.
O início das festividades em honra ao santo acontece logo no início de janeiro, com uma caminhada religiosa e, em seguida, começa o novenário com o centenário coral Santa Cecília e a participação de toda comunidade na Igreja Matriz. A lavagem em homenagem a São Gonçalo de Amarante é uma tradição da cidade e a devoção ao santo é evidenciada nesse evento, que mistura elementos religiosos e culturais de forma única.
A lavagem este ano tem início no dia 16 de janeiro, com um cortejo de baianas que parte do bairro Estádio, em direção à praça Matriz.
Devotos e moradores se unem para percorrer as ruas em um ato de fé e devoção, carregando flores, bandeiras e utensílios. A culminância do cortejo acontece com a lavagem das escadarias da Igreja Matriz, um ato simbólico que representa a purificação e a renovação espiritual. O que diferencia a lavagem de São Gonçalo dos Campos das demais, é a parada na histórica Fonte da Gameleira, lugar que segundo a tradição local, a água é milagrosa e também foi onde apareceu a imagem do Santo.
Este ano, a programação festiva contará com artistas de destaque no cenário nacional, abrilhantando os festejos em honra a São Gonçalo do Amarante, atraindo um número expressivo de turistas e devotos.
Maior expoente do reggae nacional, Edson Gomes é atração confirmada na quinta-feira, dia da abertura da festa. Quem também sobe ao palco é a banda Psirico, com os sucessos do pagodão baiano, enquanto a sofrência fica por conta de Devinho Novaes.
Você pode obter mais informações acompanhando a rede social da Prefeitura de São Gonçalo.
Sensação
Vento
Umidade




