E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

PMFS - Setembro 2024
Câncer de mama

Bahia deve registrar mais seis mil casos de câncer de mama até o final do ano

A mamografia é um exame feito em pacientes acima de 40 anos ou com 35 anos, quando há fatores de risco associados à doença

01/10/2024 08h22Atualizado há 1 semana
Por: Diário da Feira
Fonte: Tribuna da Bahia
Mastologista e oncoplasta, Marques Vinícius - Foto: Divulgação/Ascom
Mastologista e oncoplasta, Marques Vinícius - Foto: Divulgação/Ascom

Mês de combate ao câncer de mama, outubro concentra uma série de ações, em âmbito internacional, e na Bahia, este ano, cerca de 30 mil mamografias serão ofertadas em todo o estado.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o mais incidente no país e a previsão é que 74 mil novos casos sejam registrados por ano, até 2025.

Durante a campanha Outubro Rosa, ações são intensificadas em todo o território nacional, com foco na conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como explica o mastologista e oncoplasta, Marques Vinícius, por ser uma doença multifatorial, uma série de riscos estão associados à ocorrência do câncer de mama, dentre eles, hereditariedade, a genética, uma alimentação não saudável, a ausência ou falta de prática de atividades físicas e a obesidade.

Diante deste cenário, mudança de hábitos podem vir a diminuir o risco para um câncer de mama, o que fortalece a importância da conscientização em relação à doença. Além disso, quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de redução da mortalidade da paciente.

A mamografia é um exame feito em pacientes acima de 40 anos ou com 35 anos, quando há fatores de risco associados à doença. Em alguns casos, a ultrassonografia e a ressonância das mamas também podem ser solicitadas, e quando identificado um tumor, o nódulo mamário, o diagnóstico de câncer é dado a partir da realização da biópsia.

“O tratamento do câncer de mama está atualmente muito avançado, a ponto de que, a depender do momento do diagnóstico da doença, as quimioterapias são bem mais brandas do que antigamente”, explica o médico, que atua no Grupo Cam. Segundo ele, o tratamento do câncer de mama inclui cirurgia, quimioterapia, a hormonioterapia e a radioterapia, a depender de cada caso.

“Aqui no Brasil, é esperado esse ano mais de 68 mil novos casos de câncer de mama e, aqui na Bahia, a expectativa é que tenhamos 6 mil novos casos de câncer de mama. É uma doença a qual a prevalência está realmente muito alta. Dados mundiais dão conta que o câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo todo, ao mesmo tempo que se diagnosticado precocemente, a gente consegue salvar a paciente”, alerta o especialista.

Conforme o Ministério da Saúde, o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

“A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença”, destaca o governo federal.

 

Ações de combate à doença

A partir desta terça-feira (1), o Governo do Estado inicia a campanha do Outubro Rosa, com a realização de 1.085 mamografias na Arena Fonte Nova, onde estarão posicionadas oito unidades móveis, dedicadas exclusivamente à oferta dos exames para mulheres entre 40 e 69 anos. "Faremos com uma grande ação na Arena Fonte Nova, que terá continuidade em diversos pontos de Salvador e no interior", afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento, 9.400 mulheres já garantiram seus exames por meio do agendamento online. Para participar, é necessário realizar o agendamento no site oficial da campanha (http://outubrorosa.saude.ba.gov.br), onde as mulheres podem escolher o local, a data e o turno do exame.

As pacientes precisam atender aos critérios de elegibilidade, como ter entre 40 e 69 anos, não ter realizado mamografia no último ano e não ter feito cirurgia de mama. No dia do exame, é indispensável apresentar documentos como RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Durante a campanha, as Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês. As unidades que integram a mobilização estão instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde.

O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo, serão 90 exames. Até o final deste mês, a previsão é que cerca de 30 mil mamografias sejam ofertadas na Bahia.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários