E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

PMFS - Setembro 2024
Política

Urnas eleitorais começam a ser lacradas na Bahia nesta segunda-feira (23)

Após a inserção de dados, as máquinas voltam para as caixas e serão retiradas novamente apenas na véspera da votação

24/09/2024 07h52Atualizado há 3 semanas
Por: Diário da Feira
Fonte: Folha do Estado
Foto: Tomaz Silva
Foto: Tomaz Silva

Nesta segunda-feira (23), as mais de 39 mil urnas eleitorais que serão usadas na Bahia, nas eleições municipais em 6 de outubro, começaram o processo de inserção de dados dos candidatos e eleitores.

Após o procedimento, os equipamentos são lacrados e auditados por um juiz e um promotor.

As máquinas voltam para as caixas e serão retiradas novamente apenas na véspera da votação.

Cerca de 100 servidores de carreiras ou terceirizados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) foram divididos em três grupos para realizar todas as etapas do procedimento, sendo a última delas, contando com um juiz e um promotor do órgão eleitoral, para fazerem a auditoria das urnas.

O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, acompanhou o início dos trabalhos, e destacou que o procedimento é importante para garantir a segurança e a transparência das eleições. Além disso, partidos políticos e órgãos de fiscalização foram convidados para assistir o processo de inseminação das mídias e de lacração das urnas.

"Foram convidados todos os juízes eleitorais, promotores, a imprensa, partidos políticos, a OAB e a Defensoria Pública, todos os atores que participam diretamente do pleito eleitoral para mostrar que as urnas são seguras e que o processo é transparente", pontuou o presidente.

Na Bahia, são 11,2 milhões de eleitores, distribuídos em 9.423 locais de votação e 37.477 seções eleitorais. O estado terá 157 mil mesários, 33.229 candidatos e 39.765 urnas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários