E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

PMFS - Setembro 2024
Incêndio

Bombeiros já debelaram 422 incêndios florestais na Bahia

Foram realizadas 720 orientações preventivas para a população

17/09/2024 17h15Atualizado há 4 semanas
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Sertão
Foto: PMVC
Foto: PMVC

Nos últimos dois meses, a Operação Florestal 2024, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM), conseguiu debelar um total de 422 incêndios em áreas de mata do estado.

Durante esse período, cinquenta e nove municípios foram atendidos pelas equipes especializadas.

A ação tem sido fundamental para a preservação da fauna e da flora em regiões críticas.

As equipes de combate ao fogo estão organizadas em cinco Bases Florestais estrategicamente localizadas: Base Oeste em Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras; Base Norte em Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes; Base Chapada em Lençóis; Base Lapa em Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa; e Base Sudoeste em Vitória da Conquista. Além do combate direto aos incêndios, foram realizadas 720 orientações preventivas para a população.

O monitoramento das áreas afetadas é realizado por meio da Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, que permite identificar as regiões com maior foco de calor e risco de incêndios. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, destacou que o mês de setembro representa um período crítico, com uma alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais. O monitoramento contínuo ajuda na preparação das equipes e na mobilização rápida para enfrentar as chamas.

Para apoiar as operações, o CBM utiliza aeronaves remotamente tripuladas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), que também é utilizado para transportar equipes em áreas de difícil acesso. Essas tecnologias são essenciais para a eficiência das ações de combate e para a coordenação das operações em campo.

O coronel Jadson Almeida alertou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados por atividades humanas, como queimas de lixo, pastos e até mesmo o descarte inadequado de cigarros. Ele ressaltou que, com a vegetação extremamente seca, pequenas ações podem levar a incêndios incontroláveis. O coronel também enfatizou que os responsáveis por crimes ambientais poderão ser processados com base na Lei 9.605/98, que trata das sanções para práticas que causam danos ao meio ambiente.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários