A tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa foi reconhecida como patrimônio nacional cultural após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a lei que oficializa a medida, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8). O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional e sugerido pelo deputado federal Arthur Maia (União Brasil).
Com a nova lei, o Governo Federal poderá implementar políticas públicas voltadas ao turismo religioso, garantindo segurança aos romeiros, promovendo eventos e cultos, apoiando os participantes durante o trajeto até o Santuário e registrando oficialmente a romaria como bem cultural imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A romaria, considerada a terceira maior do Brasil, atrai cerca de 600 mil fiéis anualmente, entre 28 de julho e 6 de agosto, movimentando social, cultural e economicamente a região. As origens do evento remontam a 1691, quando o monge Francisco de Mendonça Mar descobriu uma gruta no Sertão baiano, onde se fixou. A tradição oral mistura fatos históricos com elementos lendários, como animais e serpentes, transmitindo a riqueza cultural do local.
Sensação
Vento
Umidade