Com projeção de R$ 9,2 bilhões para 2025, o Banco do Nordeste (BNB) se consolida como principal parceiro financeiro das empresas que impulsionam o crescimento econômico na Bahia, 15% acima do valor registrado em 2024. Segundo o superintendente estadual do BNB, Pedro Lima Neto, 60% do orçamento anual de financiamentos é destinado a projetos de pequeno porte, enquanto empreendimentos maiores recebem apoio por meio de articulações com outras instituições, como o BNDES.
Durante a palestra “Potencial Produtivo dos Territórios: Conectando a Bahia ao seu Futuro”, no Agenda Bahia, Lima Neto ressaltou a vocação econômica do estado e o papel do banco em promover o desenvolvimento regional. Criado há 70 anos para reduzir desigualdades entre Sul e Nordeste, o BNB é hoje o maior agente de fomento da América Latina, administrando o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e viabilizando projetos que tornam empresas mais competitivas.
Na Bahia, o banco conta com 59 agências e realiza pelo menos uma operação com recursos do FNE anualmente. Hoje, o BNB responde por cerca de 50% dos investimentos de longo prazo no estado, apoiando desde grandes obras de infraestrutura, como aeroportos e estradas, até iniciativas sociais, como o financiamento a catadores em Salvador.
Lima Neto destacou ainda a importância de programas integrados para o desenvolvimento econômico estadual, contemplando cadeias produtivas locais e promovendo parcerias com Sebrae, FIEB e UFBA. “Cada projeto é desenhado de forma integrada, com um comitê definindo caminhos e parceiros contribuindo com suas especialidades, garantindo planejamento, execução e acompanhamento contínuos”, afirmou.
O especialista reforçou que a atuação coordenada do BNB contribui para estimular a economia da Bahia de forma sustentável, fortalecendo tanto grandes empreendimentos quanto iniciativas menores e de impacto social.
Sensação
Vento
Umidade