
O Governo do Estado anunciou a exoneração de seis gestores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) em resposta a três fugas registradas em unidades prisionais nos últimos sete meses. Os episódios ocorreram nos presídios de Eunápolis (dezembro), Feira de Santana (junho) e Teixeira de Freitas (julho). Além disso, foram revelados indícios de envolvimento criminoso da ex-diretora do presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, com um líder de facção preso na mesma unidade.
As demissões foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último sábado (26). Entre os exonerados está Luciano Teixeira Viana, que exercia a função de Superintendente de Gestão Prisional, sendo substituído por Luiz Cláudio Santos da Silva, ex-diretor da Cadeia Pública de Salvador. Alan Vitor da Silva Santos, da Diretoria de Superintendência, também foi afastado, e seu lugar ficará com Archimedes Benício Leite Neto, ex-diretor do Conjunto Penal de Juazeiro.
Outras mudanças ocorreram em cargos técnicos e de coordenação, incluindo os desligamentos de Diego de Oliveira Pinto e Alexandra Souza Silva, ambos coordenadores técnicos do Núcleo de Apoio; Max Venicio da Silva Santos, coordenador técnico da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas; e Ruan Victor Freire Rodrigues, assessor técnico da mesma central.
As exonerações fazem parte de um processo de reestruturação interna da Seap, que busca enfrentar as críticas à segurança e à administração do sistema penitenciário estadual.
Sensação
Vento
Umidade




