O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo de inscrições para a primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 30 de julho, incluindo aqueles que precisam solicitar atendimento especializado ou uso do nome social.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. A prova está marcada para o dia 19 de outubro e vai avaliar conhecimentos em áreas essenciais da medicina, como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental, com 100 questões objetivas de múltipla escolha.
O exame é obrigatório para concluintes de medicina inscritos no Enade e voluntário para outros participantes que desejam usar os resultados em processos seletivos para especialidades médicas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enamed visa garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar com qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e também pretende unificar a avaliação do Enade com a prova do Exame Nacional de Residência (Enare).
Cronograma resumido:
Inscrições e solicitações de atendimento especializado: até 30 de julho
Recurso: 11 a 15 de agosto
Resultado do recurso: 20 de agosto
Sensação
Vento
Umidade