Feira de Santana sedia, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), uma nova etapa do programa Educar pra Valer, voltado à melhoria da alfabetização e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O encontro acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e conta com a presença de formadores e articuladores pedagógicos de oito municípios baianos: Alagoinhas, Mata de São João, Serra Preta, Remanso, Camaçari, Simões Filho, Teodoro Sampaio e Pojuca.
A formação é promovida em parceria com a Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria, dentro do escopo do programa Novos Caminhos da Educação, que tem como referência a experiência educacional de Sobral (CE), considerada modelo nacional em políticas públicas de educação.
Organizado em três salas temáticas — Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), Língua Portuguesa e Matemática (4º e 5º anos) —, o evento adota o formato de oficinas práticas, priorizando o uso de dados, materiais pedagógicos e o planejamento de estratégias que serão replicadas nas redes municipais participantes.
Segundo Keila Braga, articuladora do programa em Feira de Santana, os encontros bimestrais são espaços essenciais para refletir sobre avanços, dificuldades e possíveis ajustes de rota. “Nosso compromisso é com o direito de aprender de cada criança”, afirmou.
Na abertura, a coordenadora de Comunicação da Seduc, Cristhiane Castro, representou o secretário Pablo Roberto e deu boas-vindas aos participantes, destacando o papel do município como parceiro na consolidação de políticas educacionais consistentes. “É uma alegria sediar esse encontro e contribuir com o avanço da educação pública em nosso estado”, disse.
A professora Adriana Bulos, do Departamento de Ensino da Seduc, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da formação continuada. “Precisamos avançar com resultados concretos, e momentos como este são fundamentais para alcançar esse objetivo”, concluiu.
O Educar pra Valer atua com base em três pilares: avaliação diagnóstica, formação de professores e acompanhamento pedagógico. A proposta é garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, construindo uma base sólida para sua trajetória escolar e futura inclusão social.
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