Em sua primeira bênção dominical como líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV emocionou fiéis neste domingo (11), na Praça São Pedro, ao fazer um forte apelo por paz mundial. Durante a oração Regina Caeli, tradicional no período pascal, o novo pontífice clamou pelo fim dos conflitos armados, incluindo a guerra na Ucrânia e os ataques na Faixa de Gaza.
Leão XIV destacou que sua primeira aparição dominical como bispo de Roma ocorreu justamente no chamado "Domingo do Bom Pastor", ocasião que marca também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O papa aproveitou para reforçar o chamado à juventude para seguir o caminho da fé, pedindo que as comunidades católicas ofereçam apoio, escuta e incentivo aos jovens vocacionados.
Além de reafirmar a missão pastoral da Igreja, o pontífice fez um apelo direto aos líderes globais, citando os horrores da Segunda Guerra Mundial e pedindo um basta à violência atual. “Nunca mais a guerra”, declarou. Ele mencionou diretamente o sofrimento do povo ucraniano, a crise humanitária em Gaza e elogiou o cessar-fogo entre Índia e Paquistão, na esperança de novos acordos duradouros.
O papa também não deixou de homenagear as mães, lembrando o Dia das Mães celebrado em vários países neste domingo. Em sua saudação, enviou orações a todas as mães do mundo, incluindo aquelas que já faleceram, reforçando o papel materno como símbolo de amor e cuidado.
Por fim, Leão XIV confiou seu apelo à intercessão de Maria, a quem chamou de "Rainha da Paz", pedindo que ela leve à presença de Jesus o clamor da humanidade por reconciliação.
Sensação
Vento
Umidade