E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Parque/Ecológico

Vereador propõe criação de Parque Ecológico às margens do rio Jacuípe para impulsionar turismo em Feira de Santana

Proposta de Parque Ecológico no Jacuípe visa gerar emprego e aumentar o fluxo de turistas

25/04/2025 10h36Atualizado há 4 meses
Por: Diário da Feira
Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana
Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana
Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

Uma proposta do vereador Jurandy Carvalho (PSDB) promete transformar uma área de propriedade da Prefeitura de Feira de Santana, localizada nas proximidades do rio Jacuípe, em um polo turístico de grande potencial para o município. Durante a sessão da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (24), o parlamentar apresentou a ideia de criar um Parque Ecológico na região, visando não apenas à preservação ambiental, mas também ao desenvolvimento econômico da cidade.

Jurandy Carvalho destacou que a área de 25 tarefas, situada ao redor da ponte da BR 116 e perto do Condomínio Alphaville, poderia se tornar uma rota importante para o turismo estadual. Ele sugeriu que o local seja transformado em um espaço de lazer, com infraestrutura para atividades físicas, como uma pista de cooper, mas mantendo o foco na preservação ambiental. O projeto, segundo o vereador, poderia também ajudar a combater a poluição do rio Jacuípe, um dos maiores desafios ambientais da região.

A ideia é que o Parque Ecológico do Jacuípe se torne um centro de preservação de espécies nativas, tanto vegetais quanto animais. Além disso, Jurandy propôs a criação de um trecho navegável no rio, ligando a cidade de Feira de Santana a municípios vizinhos, como Castro Alves, Cabaceiras do Paraguaçu e São Gonçalo dos Campos, através de uma hidrovia. Esse trajeto de barco permitiria aos turistas explorar a região de uma forma única, além de beneficiar o comércio e o turismo local.

O vereador também sugeriu que o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), avaliasse a viabilidade de construir uma hidrovia no Jacuípe, estabelecendo uma ligação entre os municípios da região e Feira de Santana. Além disso, um empresário local já teria doado uma área para a construção de uma avenida que ligaria os condomínios próximos ao Feira IX às margens do rio, onde seria erguido um cais, impulsionando ainda mais o turismo no município.

Para Jurandy Carvalho, os atrativos da cidade, como o Lago de Pedra do Cavalo, a Igreja de Santa Luzia e a Serra da Comunidade, entre outros, poderiam ser organizados e explorados de forma sustentável, gerando um fluxo de visitantes nacionais e internacionais. Ele destacou também o exemplo de Santo Estevão, que tem usado o rio para fomentar o turismo com a construção de um cais e a promoção de eventos como campeonatos de pesca.

"Com o turismo sustentável, podemos promover a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo gerar emprego e renda para a nossa população", afirmou o vereador, sugerindo que a cidade aproveite seu rico patrimônio natural para se tornar um destino turístico de destaque na Bahia.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários