Diario da feira | A verdadeira noticia

[Entrevista] Em entrevista, Senador Otto Alencar, fala sobre projeitos e eleições 2024


Publicada em 08/08/2023 ás 16:59:57
Senado Federal
Senador, Otto Alencar

Diário da Feira: senador Otto sobre o retorno aos trabalhos no Senado Federal.  Quais expectativas e as quais novidades o povo baiano pode aguardar para esse segundo semestre?

Otto Alencar: ontem o presidente da Câmara, Arthur Lira, entregou no Senado Federal a proposta de reforma tributária que vai alterar os tributos e na tentativa, primeiro, de simplificar, diminuir a quantidade de tipos de tributos que são cobrados, não aumentar a carga tributária e também cobrar no destino.

Isso é uma mudança muito grande porque a cobrança agora passa a ser no destino, na verdade, a proposta é fazer a fusão de 3 impostos federais o PIS, Cofins e o imposto de renda, o IPI é fica reduzido à CBF.

Passa a ser uma contribuição única e também faz a fusão de dois impostos, um imposto estadual que é o ICMS, aqui no Brasil tem 27 legislações, com o ISS que é o imposto sobre serviço cobrado pelas prefeituras, da forma que você passa a ter o CBS que é o federal, o chamado IVA, Imposto De Valor Agregado, e o IPS que é a fusão do ICMS com o IFS.

São 2 impostos, essa mesma lei ela cria 2 fundos, um fundo de incentivos fiscais para os estados do nordeste, estados do centro-oeste em que é também um fundo de desenvolvimento regional para ter recurso suficiente para implantação de novas indústrias no nordeste, no centro-oeste, no norte que queiram se instalar para produção e geração de emprego e de renda.

Além disso forma um conselho, um Conselho Federal Deliberativo, opinativo, para partir disso se ter as decisões nacionais. O espírito da lei mais ou menos é essa e depois disso tem um projeto que eu sou relator do projeto do conselho administrativo de recursos fiscais que trabalha nessas questões todas.

Nas disputas tributárias com alta de inflação ou sonegação ou discussão sobre o imposto, pessoa jurídica das empresas. Eu sou relator e quero apresentar o projeto e o meu relatório até o final de agosto, além disso vamos ter algumas matérias importantes, uma delas com grande importância para a questão do clima.

Você sabe que o clima agora está na pauta, até porque eu tô vendo as alterações climáticas na Europa, a temperatura quase chegando a 50° na Grécia, na Itália, nos países europeus, agora também a mesma coisa nos Estados Unidos, então as alterações climáticas estão gerando problemas exatamente pela destruição das florestas, pela diminuição das matas.

Aqui na Bahia a mata Atlântica, na floresta amazônica, no mundo inteiro e a emissão de gases, então tem um projeto que eu presidi na comissão de assuntos econômicos, foi relatado pelo senador, é o chamado Mercado Brasileiro De Redução De Emissões De Gases, do gás carbono e de outros tantos gases que é prejudicam muito a respiração das pessoas.

Não tem comprometimento em vários setores, esse é um projeto importante porque se estabelecendo, regulamentando esse projeto as pessoas que preservam matas virgens, florestas vão receber benefícios por cada hectare de floresta preservada daqueles que prejudicam o meio ambiente, então é uma compensação para quem vai preservar as matas e a floresta. Sobre esse projeto agora está na comissão de meio ambiente, vai depois para o plenário do Senado Federal.

Tem os projetos também que é o projeto de repatriação de recursos no exterior que já foi feito uma vez agora vamos fazer o outro. É um projeto até de iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, então só esses basicamente os principais projetos que vão entrar no Senado Federal.

Diário da Feira: o senhor também esteve em uma reunião com o Ministro Da Educação, Camilo Santana, para tratar de um projeto também importante principalmente, especificamente, para o povo baiano. É o projeto de mais uma faculdade de medicina com pesquisas científicas e tecnológicas. O resultado desta reunião foi satisfatório?

Otto Alencar: sim, nós tivemos uma reunião com o diretor do CIMATEC aqui no instalador, que é um centro de alta tecnologia, inclusive iniciado quando fui governador em 2002. Eu que iniciei a construção do CEMATEC, na época em 2002 até 2003 e eles vão discutir a possibilidade, ver se aqui vai ser viável, da implantação da faculdade de medicina nas instalações do CIMATEC.

Na faculdade de medicina que tem todas as condições já prontas lá as estruturas estão prontas para iniciar os cursos. É um local para se atuar muito em pesquisa, em tecnologia e inovação na área de saúde.

Você sabe que ta avançando muito isso, hoje o robô já faz a cirurgia ajudando o médico a videolaparoscopia, faz isto artroscopia, faz isso... Só avanço importante que deram ao médico a condição de operar um órgão sem precisar abrir o abdômen ou abrir o tórax, você faz por via endoscópica ou também por videolaparoscopia, por artroscopia, por via venosa e isso é importante que possa vir a acontecer.

Quem está a frente desse trabalho é o professor Dr Roberto Badaró, foi meu colega na Universidade Federal da Bahia. Na época eu era professor de ortopedia e traumatologia e ele professor de infectologia, então o doutor Roberto Badaró é altamente credenciado para isso.

Diário da Feira: no último dia 24 de junho aconteceu na capital do estado o segundo encontro do PSD. Diga-se de passagem, senador, foi superlotado o local do evento. Gostaríamos de saber do senhor, com essa potencialidade que o partido tem em toda a Bahia, o PSD estuda a possibilidade de ter candidatos para prefeito em 2024 nas grandes cidades, exemplo de Salvador e a nossa querida Feira de Santana?

Otto Alencar: Salvador tem uma pré-candidatura do deputado federal Antônio Brito. Ele se colocou como candidato, mas pré-candidato ainda não está definido. Essa reunião ele recebeu praticamente a unanimidade dos apoios, à louvação praticamente pelo trabalho que ele faz na Câmara. Ele é líder do PSD na Câmara e tem se destacado bastante, ele conhece bem Salvador.

Eu acho que se ele desejar será um nome muito forte para disputar aqui as eleições na capital. Feira de Santana o presidente do partido é o deputado Fernando Torres, que hoje é vereador e foi presidente da Câmara recentemente, e ele tem um partido e se ele se colocar como candidato a prefeito a posição dele ou pré-candidato, posição dele sem dúvida nenhuma, terá o nosso respaldo sim, não há menor dúvida.

No entanto, eu estou pregando e já digo isso há muito tempo que nós, nos grandes municípios, poderiamos repetir o que nós fizemos no estado. Nós conseguimos ganhar para o governo do estado e fazer Jerônimo governador, Geraldo vice, Otto Alencar senador e Lula presidente porque nós estávamos unidos. A unidade faz a força, unidade da condição, então eu sempre prego a unidade acho que como em Vitória da Conquista, em Paulo Afonso nós temos o prefeito do PSB, como em outras tantas cidades deve se buscar a unidade acho que aí as forças de oposição ao atual prefeito, o prefeito atual Colbert Martins, que eu sou oposição, mas respeito todas as manifestações de oposição ao nosso projeto, não tenho aproximação política embora o trate muito bem e ele também me tratou com muito respeito, mas acho que chegou a hora de ter uma unidade aí para vencer as eleições em Feira de Santana.

Aqui um colégio eleitoral é importante e do ponto de vista administrativo nos últimos anos o município de Feira de Santana não avançou como deveria avançar para atender as necessidades sociais do povo, para oferecer os bens e serviços que a população precisa dos setores da educação, da saúde, da infraestrutura, na ação social, nas oportunidades de emprego e geração de emprego.

Acho que deixou muito a desejar, há necessidade de que alguém venha trabalhar e avançar de Feira de Santana tudo de bom que o povo de Feira de Santana merece eu quero inclusive agradecer ao povo de Feira de Santana e tive uma votação para o Senado aí majoritária espetacular, muito obrigado Feira de Santana pelo apoio, pela força que me foi dado, eu sou muito grato e vou trabalhar para honrar esse voto do povo Feirense, que é um povo guerreiro, um povo lutador que tem muita auto estima, muita coragem, muito senso de patriotismo e de preservação da democracia e da Liberdade.

Diário da Feira: já que citamos eleições, mesmo sabendo que as eleições do Senado, senador, acontecerá em fevereiro de 2025. O nome do senhor já está sendo ventilado como um dos favoritos, haja vista a forma qual o senhor conduz o seu segundo mandato. O nome do senador Dr. Otto Alencar estará a dispor para apreciação dos seus pares? E a presidência do Senado?

Otto Alencar: costumo não ter essas manifestações fora de hora a respeito de eleição não. Alguns colegas meus falam meu nome, mas eu nunca me coloquei como não. Tomar decisões antes da hora é muita precipitação, não é o meu feitio. Claro que em condições e conhecimento de ser presidente, não tenho dúvida nenhuma que eu posso presidir o Senado sem nenhuma dificuldade porque conheço bem do regimento interno do Senado, a legislação, a Constituição sou legalista, posso perfeitamente ser presidente.

A possibilidade tem sim, mas é esperar a hora certa. Quando você vê alguém se lançar fora de hora a candidato, alguma coisa certamente é porque não tem bom juízo político, eu tenho. Agora os meus colegas se lançam, isso bota o meu nome permanentemente eles citam isso, mas não é uma coisa que eu venha a querer acima de tudo e sem conversar com as pessoas, almejar esse cargo não, mas os meus colegas falam muito isso. Pode ser que venha acontecer. Quem sabe? Deus é quem sabe do nosso destino.

Diário da Feira: um comentário tem deixado muitos políticos preocupados aqui em Feira de Santana. Comenta-se que o ex-prefeito, José Ronaldo de Carvalho, poderá ir para o PSD, que por sinal, já teve até um convite e isso visando às eleições de 2024.

Otto Alencar: não, nunca teve absolutamente essa conversa. Zé Ronaldo, eu gosto muito dele, respeito muito a sua posição política, até foi firme agora na última eleição, ficou até o final com a candidatura do ACM Neto, embora o ACM Neto tenha tido um comportamento que o deixou magoado, porque ele esperava ser vice e terminou não sendo, mas eu não tenho conversando com o Zé Ronaldo.

Respeito muito ele, sei do valor que ele tem, ele não conversou conosco em Feira de Santana, qualquer ação a se tomar a nível de PSD só pode ser feito com a concordância do nosso presidente do diretório que é comandado pelo Fernando Torres, então tem que passar por ele.

A conversa pode ser com ele e na minha opinião o caminho que nós temos tomar é fazer aliança com os nossos aliados de 2022 com o PC do B com PSP de bola, com o partido dos trabalhadores liderado aí pelo meu estimado amigo deputado federal Zé Neto, o Avante, enfim, os partidos que estão na base e ajudaram Jerônimo a chegar no governo, o próprio MDB, então esse é o caminho.

A gente vai disputar sempre dentro de um padrão daqueles que fizeram, trabalharam conosco na eleição passada, eu acho que o melhor caminho é esse para você ter respeito pelas pessoas e aceitar de uma forma correta o resultado das eleições que na verdade foi um resultado feito a todas as mãos que acreditaram no projeto do presidente Lula, do governador Jerônimo e no meu projeto para ser senador da República.


 

Por Diário da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803