Diario da feira | A verdadeira noticia

XXVI Semana Mundial do Aleitamento Materno em Feira de Santana é promovida pelo Hospital da Mulher


Publicada em 28/07/2017 ás 10:52:31

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), através do Banco de Leite Humano (BLH), promove a XXVI edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), entre os dias 1º e 7 de agosto, com o tema ‘Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você!’

Durante o período, várias ações educativas - palestras e dinâmicas sobre aleitamento materno, sessões de cinema e doação de alimentos - serão realizadas no HIPS e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As ações visam conscientizar a população acerca da importância do aleitamento.

A vasta programação da SMAM 2017 contempla, no primeiro dia, nas enfermarias do HIPS, entrega de brindes a puérperas e homenagens ao primeiro e segundo recém-nascidos do dia. No auditório do Banco de Leite Humano, no dia 3, mães internas na Casa da Puérpera (aquelas que pela natureza dos agravos apresentados e/ou pela distância do local de residência não podem retornar ao domicílio no momento de pré-alta) e em assistência pelo Método Canguru (mulheres com bebês internados na UTI Neonatal) assistem a sessões de cinema.

Durante a SMAM, um ciclo de palestras em Aleitamento Materno compõe a programação científica, no dia 4, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde. O público alvo das apresentações são estudantes e profissionais da área de saúde.

As inscrições, limitadas a 150 vagas, podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e um frasco de vidro com tampa plástica (maionese ou de café solúvel) através no Banco de Leite do Hospital da Mulher: Rua Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, ou pelo tel.: 75 3602-7156.

Os últimos dias da SMAM 2017 são reservados para visitas em domicílio de mães doadoras de leite materno. Equipes da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) reproduzem orientações e distribuem panfletos explicativos com dicas e procedimentos para uma boa amamentação.

A equipe do BLH participa, no dia 5, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), da Hora do Mamaço. O evento nacional que tem por objetivo a promoção da prática do aleitamento materno, livre de preconceito. À noite, funcionários do BLH/HIPS marcam presença em uma Feira de Saúde. No domingo (6) ocorre uma ação especial, no Centro comercial de Feira de Santana, com entrega de fitas contendo mensagens sobre amamentação.

Enfermeiras, biólogas, nutricionistas e técnicas de enfermagem do projeto de extensão Encontrinho de Aleitamento Materno reúnem, no último dia (7), adolescentes da Escola Pestalozzi, do bairro Jardim Cruzeiro. A atividade é desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde da UEFS, sob a coordenação da professora Doutora Graciete Vieira, e participação da responsável-técnica do BLH, a enfermeira Camila da Cruz Martins.

 

 

Por Secom/ Ascom FHFS
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803