Diario da feira | A verdadeira noticia

Secretária de Educação esclarece sobre desativação de escolas, reordenamento de matrículas e ano letivo


Publicada em 16/01/2017 ás 20:30:20
Foto: Diário da Feira

A entrevistada de hoje do Programa Diário da Feira, é a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, que esclarece questões relacionadas a desativação de escolas e o reordenamento de matrículas na Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade ela falou ainda sobre a situação dos funcionários das escolas desativadas, que não serão demitidos, mais sim reaproveitados.

Segundo Jayana Ribeiro, o reordenamento de matrículas na rede municipal é rotina e não implica na desativação de escolas. “Todo final de ano tem reordenamento de matrícula, justamente um planejamento para a matrícula do ano subsequente. Houve uma queda significativa na educação de jovens e adultos nas escolas da rede municipal, em turmas diurnas e noturnas. Isso não é um caso isolado em Feira de Santana, vem acontecendo em todo o Brasil. O estado recentemente fechou um turno de uma escola porque tinham alunos insuficientes”, relata.

A secretária informou ainda que quando inicia turmas com 20 alunos e termina com 3, 5 ou 7, é preciso fazer o reordenamento de matrícula. “Constatada a baixa demanda de alunos, em um nível tal que não se justifique a manutenção de determinada turma ou até mesmo turno, é orientada a migração desses estudantes para uma outra escola próxima de seu domicílio. Nos distritos, por exemplo, deixamos a maior escola da sede do distrito e colocamos o transporte escolar como já oferecido regularmente no noturno, assim os alunos se deslocam”, esclarece.

‘’Também temos alunos de cinco anos que as vezes não tem a escola de educação infantil na localidade que mora na zona rural. Então a gente oferta o transporte para essa criança vir a escola mais próxima da sua localidade para estudar, com alunos do noturno acontece a mesma coisa. Então nós reagrupamos essas matrículas para que as turmas cresçam”, ressaltou.

Matrícula

De acordo Jayana Ribeiro, o ano letivo de 2016 foi prorrogado para 2017. “Aqueles que já são da Rede Municipal de Ensino, o período de matrícula é de 23 a 27 de janeiro. Para os estudantes que desejam ingressar, terão o prazo entre os dias 13 e 17 de fevereiro próximo para efetuar a matrícula. Os alunos que já estudam na rede e os pais confirmaram a permanência nas escolas terão a rematrícula feita automaticamente até o dia 6 de fevereiro”, conta.

Jayna finalizou a entrevista agradecendo a presença no Programa Diário da Feira. “Eu queria agradecer pela presença com vocês. Estou sempre à disposição no que precisar obter de informação da Educação com as respostas para os ouvintes. Fico feliz quando participo ao vivo porque temos a oportunidade de responder logo de imediato e não ficam dúvidas. Caso tenha dúvidas a gente esclarece imediatamente. Desejo a todos da Rádio Povo e a populalação de Feira de Santana um ano prospero. Que Deus nos abençoe e conceda serenidade e sabedoria para que possamos conduzir a educação da melhor forma possível”.

 

 

Por Malena Santos/Diário da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803