E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Pró/Anistia

Bolsonaro usa frase em inglês durante ato na Avenida Paulista e vira meme nas redes

Fala em inglês de Bolsonaro repercute durante manifestação

07/04/2025 09h00
Por: Diário da Feira
Fonte: Correio da Bahia
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Durante manifestação realizada neste domingo (6), na Avenida Paulista, o ex-presidente Jair Bolsonaro chamou a atenção ao incluir uma frase em inglês em seu discurso. O trecho foi usado como crítica à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar dois vendedores ambulantes por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023.

"Eu não falo inglês. É uma falha na minha formação. Mas quero dar um recado ao mundo", afirmou Bolsonaro antes de declarar: "Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d'État in Brazil" (em tradução livre, "vendedores de pipoca e sorvete condenados por golpe de Estado no Brasil"). A tentativa de se comunicar em inglês repercutiu nas redes sociais, onde virou alvo de memes e piadas entre usuários.

Ainda durante o discurso, Bolsonaro reforçou ataques ao STF, acusando a Corte de agir em conluio com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições de 2022. Ele também afirmou que, se estivesse no Brasil em 8 de janeiro, “estaria apodrecendo na cadeia”, e insinuou que poderia ter sido alvo de uma tentativa de assassinato.

A manifestação foi marcada por discursos em defesa da anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos do início de 2023. O ex-presidente voltou a usar um tom confrontador em relação ao Judiciário, reafirmando posições que já havia expressado anteriormente.

Condenação de ambulantes

Dois trabalhadores, o vendedor de picolé Otoniel da Cruz e o pipoqueiro Carlos Eifler, foram condenados pelo STF na última sexta-feira (4). Eles foram considerados culpados pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. As penas somam até três anos e seis meses, podendo ser cumpridas em regime aberto. Os réus negam envolvimento direto nas ações de vandalismo ocorridas em Brasília e foram presos no dia seguinte aos ataques, sendo liberados dias depois com o uso de tornozeleiras eletrônicas.

Apenas os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram pela absolvição dos acusados.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários