A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou nesta terça-feira (12) que a ocupação dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado por parlamentares de oposição configura uma “tentativa de golpe de Estado”. A declaração foi feita durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.
Segundo Tebet, a obstrução das atividades legislativas teve como objetivo enfraquecer as instituições e colocar em pauta interesses restritos. “O Congresso Nacional se apequenou. Foi uma tentativa de golpe de dentro para fora. Eu nunca imaginei ver alguém querendo trancar as portas do Congresso”, afirmou.
A ministra comparou o episódio à invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, dizendo que, para ela, “o 8 de Janeiro não acabou”.
Na última sexta-feira (8), a Mesa Diretora da Câmara decidiu encaminhar todas as representações contra deputados supostamente envolvidos na ocupação do plenário para análise da Corregedoria Parlamentar. As denúncias envolvem parlamentares do PL, PP e Novo.
O ato de ocupação ocorreu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de decretar prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre as pautas defendidas pelos manifestantes estavam a anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro e projetos contrários ao STF.
Sensação
Vento
Umidade