E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Julgamento Bolsonaro

Maioria dos brasileiros rejeita tarifas de Trump e acredita que ação não salvará Bolsonaro

Tarifaço dos EUA é visto como ineficaz para salvar Bolsonaro no STF

28/07/2025 13h15
Por: Diário da Feira
Fonte: A Tarde
Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta segunda-feira (28) revela que a maior parte dos brasileiros não acredita que as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, nem as críticas do presidente Donald Trump, terão efeito para impedir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados afirmam que o chamado “tarifaço” de 50% sobre produtos brasileiros e as pressões de Trump não serão capazes de interromper o processo judicial que pode tornar Bolsonaro inelegível. Apenas 31% acreditam que as ações do presidente americano podem influenciar a situação eleitoral do ex-mandatário.

Entre os eleitores de Lula em 2022, a rejeição à interferência americana é ainda maior, com 69% considerando que Trump não alterará o julgamento no Brasil. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, a opinião está dividida: 46% aprovam as medidas de Trump, enquanto 45% são céticos quanto ao sucesso dessa estratégia.

Além disso, 57% dos brasileiros avaliam que Donald Trump não tem “direito” de criticar o processo judicial contra Bolsonaro no STF. Por outro lado, 36% acreditam que o presidente dos EUA possui essa prerrogativa.

O estudo também apontou que 72% dos entrevistados desaprovam o aumento das tarifas sobre os produtos brasileiros, previsto para entrar em vigor a partir de 1º de agosto, entendendo que a medida é equivocada.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 13 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários