E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Tarifa/EUA-Brasil

Lula compara Bolsonaro a traidor Tiradentes ao criticar tarifaço dos EUA

Inconfidência Mineira inspira críticas de Lula à aliança Bolsonaro-Trump

25/07/2025 15h59Atualizado há 3 semanas
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Durante evento sobre o Novo PAC realizado nesta sexta-feira (25), em Osasco (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma referência histórica para criticar a atuação da família Bolsonaro, especialmente em relação à recente medida do governo dos Estados Unidos, que impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Lula lembrou a Inconfidência Mineira e a figura de Tiradentes, mártir da luta pela independência do Brasil, para comparar o que chamou de traição contra o país. Segundo o presidente, o ex-governador Joaquim Silvério dos Reis traiu Tiradentes ao delatar o movimento contra o domínio português, o que resultou na prisão e execução do herói nacional.

“Por que Tiradentes foi traído? Porque apareceu um sujeito que parecia amigo dele, chamado Silvério dos Reis, que entregou o movimento. Por isso ele foi preso e enforcado, e é o maior herói nacional, pois morreu defendendo a independência do Brasil”, afirmou Lula.

O presidente relacionou essa história ao comportamento da família Bolsonaro, que, segundo ele, buscou apoio do governo dos Estados Unidos para interferir nos assuntos internos do Brasil. Lula criticou duramente o pedido para que o presidente norte-americano Donald Trump aumentasse as tarifas sobre produtos brasileiros, em um esforço para beneficiar Bolsonaro e tentar impedir seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estão pedindo para o presidente dos EUA aumentar as taxas sobre o que vendemos para eles para libertar o pai, trocando o Brasil pelo pai. Que tipo de patriotismo é esse? Isso é pior do que Silvério dos Reis. Porque Silvério traiu Tiradentes, mas esse cara está traindo a nação e o povo brasileiro”, declarou.

A tarifa de 50% anunciada por Trump deve entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto, e é resultado de um movimento liderado por Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, que tem buscado apoio internacional para barrar processos judiciais contra o ex-presidente.

Lula afirmou que o Brasil responderá com medidas de reciprocidade, caso as tarifas sejam mantidas. Entretanto, decisões específicas sobre como o país vai agir ainda não foram divulgadas, e devem ser anunciadas após a implementação das tarifas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários