E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Lula/STF

Lula critica sanções dos EUA a Moraes e manifesta apoio ao STF

Em comunicado, Lula condena ação dos EUA e defende soberania nacional

19/07/2025 11h33
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou neste sábado (19) solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes e a outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), após os Estados Unidos revogarem o visto de Moraes e de supostos aliados na Corte. A medida, tomada pelo governo Trump, também se estende a familiares do magistrado.

Em nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula classificou a decisão como arbitrária, sem justificativa e contrária aos princípios do direito internacional.

“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, afirmou o presidente.

Para Lula, interferências estrangeiras no sistema judiciário de outra nação representam uma violação da soberania nacional. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, destacou.

O presidente também reafirmou o compromisso de seu governo com a democracia e com a independência dos poderes. “Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, concluiu.

A decisão de Washington foi anunciada por Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, na noite da sexta-feira (18), pouco depois de o ministro Moraes determinar o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de medidas como recolhimento domiciliar noturno e restrições de contato com diplomatas e investigados. O caso envolve suspeitas de tentativa de obstrução de justiça, coação no curso do processo e ameaça à soberania nacional.

Até o momento, os Estados Unidos não esclareceram quais outros ministros do STF, além de Moraes, foram atingidos pelas sanções.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários