Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu o título de Cidadão Feirense ao secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador Silvio Dias (PT) e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de uma plateia composta por representantes das forças de segurança.
Durante seu discurso, Werner enfatizou o papel essencial do Legislativo nas discussões sobre segurança pública. Segundo ele, "antes da última porta, que é a da polícia, há várias outras", fazendo referência às ações de prevenção que envolvem prefeituras, câmaras e o Judiciário. Ele defendeu que o sucesso na área passa por uma atuação conjunta entre União, Estado e municípios, que podem contribuir com serviços estruturantes como iluminação pública, pavimentação e combate à poluição sonora.
O secretário também destacou a necessidade de atuação integrada entre as diferentes forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. “A condução deve ser feita com respeito ao próximo, inteligência e foco nas causas dos problemas, e não apenas nos efeitos”, afirmou.
Marcelo Werner aproveitou a ocasião para defender a elevação do posto da Polícia Federal em Feira de Santana à condição de delegacia. “Feira é uma cidade estratégica, com importância econômica e geográfica. Já emite mais passaportes do que outras quatro unidades do interior somadas. Isso justifica a instalação definitiva da delegacia”, declarou.
Ele também lembrou a recente instalação de um posto da Polícia Civil no Hospital Geral Clériston Andrade, voltado para o acompanhamento de ocorrências envolvendo violência contra mulheres, crianças e idosos. Prometeu ainda novas entregas de equipamentos e estrutura para fortalecer a segurança pública no município.
Ao agradecer pela cidadania honorária, o secretário ressaltou que a homenagem amplia sua responsabilidade com Feira de Santana e celebrou o fato de que seis integrantes do governo Jerônimo Rodrigues têm vínculos diretos com a cidade, três deles feirenses por adoção.
Sensação
Vento
Umidade