
Nos dias 19 e 20 de maio, Feira de Santana sediará o Encontro de Tribunais, no Cajueiro Convenções, com a participação de autoridades do Judiciário baiano e representantes da área jurídica de todo o estado. O evento é promovido pela Universidade Nobre (UNIFAN) e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Lima, que confirmou participação após receber o convite oficial dos organizadores.
A visita institucional foi realizada pelo pró-reitor da UNIFAN, Gustavo Checcucci, e pela coordenadora do curso de Direito da instituição, Lorena Peixoto — que também preside a subseção local da OAB. Eles foram recebidos pelo procurador geral da Câmara, Eurico Neto, e pelo vereador Marcus Carvalhal (PL), que também é advogado.
Dois dias de diálogo jurídico e formação
Com entrada gratuita e inscrições abertas pelo site Sympla, o encontro visa promover reflexões sobre os desafios da Justiça brasileira. A programação inclui palestras de juristas renomados, como os desembargadores Salomão Resedá, Maria do Socorro Habib e Alberto Raimundo Gomes, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Luís Carneiro, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), e Danilo Costa Luiz, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
O presidente da Câmara parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de estreitar laços entre os poderes. “A realização de um evento desta magnitude é uma oportunidade ímpar para a advocacia, os estudantes de Direito e toda a sociedade civil refletirem sobre temas atuais e relevantes da Justiça. O diálogo entre Judiciário, Legislativo e Executivo é essencial para o fortalecimento da democracia e do senso crítico da população”, afirmou Marcos Lima.
Integração entre instituições e fortalecimento da cidadania
O Encontro de Tribunais se consolida como um ambiente de integração entre magistrados, profissionais do Direito e acadêmicos, promovendo o debate qualificado sobre o papel das instituições na construção de uma sociedade mais justa e participativa. Para os organizadores, o evento também é uma ferramenta de educação cívica, ao permitir o acesso da população aos principais debates que movem o sistema judiciário brasileiro.
Sensação
Vento
Umidade




