Diario da feira | A verdadeira noticia

Saiba como um gato salvou a entrevista de um jornalista


Publicada em 26/02/2024 ás 16:00:27
Redes sociais
Montagem mostrando o jornalista Claudio Fragata e a psiquiatra Nise da Silveira

O jornalista e escritor premiado Claudio Fragata lançou o livro infanto-juvenil "O Pulo do Gato: Um encontro com Nise da Silveira", no qual retrata uma entrevista que fez com a médica reconhecida por sua contribuição à psiquiatria.

Mundialmente reconhecida, Nise (1905-1999) foi uma médica talentosa focada na área da psiquiatria. Seguidora dos pensamentos de Carl Jung, ela não apenas revolucionou a maneira como pacientes com doenças mentais eram tratados no Brasil, se tornando um ícone da luta antimanicomial, como também fez contribuições ao campo como um todo. 

Nise introduziu, por exemplo, a terapia com animais para pessoas com esquizofrenia, defendendo que o contato com cães e gatos poderia proporcionar benefícios para a saúde mental deles. Em sua vida pessoal, aliás, a psiquiatra também era apaixonada por animais de estimação, em particular os felinos.

Quando Fragata entrevistou a psiquiatra, tinha uma grande admiração pela figura, ela, entretanto, não confiava muito em jornalistas. Assim, a entrevista quase fracassou;

Felizmente, o dia foi salvo por um dos pets de Nise, permitindo que o autor conseguisse o material que hoje originou o livro. 

A grande reviravolta veio quando um dos animais de estimação da psiquiatra — um gato batizado de "Carlinhos" em homenagem a Carl Jung — entrou no cômodo e pulou no colo do homem. Vendo que seu pet gostava do jornalista, Nise relaxou e passou a se abrir. 

Mudou tudo. Ela olhou para mim e falou 'Agora eu vou dar a entrevista que você quer, pois, o Carlinhos não se engana nunca, eu sei que posso confiar em você'. E daí em diante foi uma maravilha, ela falou pelos cotovelos", contou Claudio. 

É esse momento do pulo do gato que inspirou o nome da nova obra do autor. De forma curiosa, o título não só faz referência ao acontecimento, como tem um duplo significado que também se aplica à situação: 

O pulo do gato é quando a gente acerta ‘na mosca’ (outra expressão!) e tudo dá certo!", explica a psicanalista Katia Canton no prefácio do livro. 

 

Por Diário da Feira via Aventuras na História
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803