Diario da feira | A verdadeira noticia

Bukele diz ter vencido com folga após divulgação de resultados parciais


Publicada em 07/02/2024 ás 15:23:52
Correio Braziliense
Bukele comemorou a vitória com um discurso proferido

Como indicavam todas as pesquisas, o atual presidente de El Salvador, Nayib Bukele, venceu com grande vantagem as eleições presidenciais realizadas no domingo (4/2).

Com 31% dos votos apurados, o candidato do partido governista Nuevas Ideas conta até agora com um apoio esmagador de quase 1,3 milhões de votos.

Em segundo lugar, muito distante de Bukele, está Manuel Flores, candidato da FLMN, com apenas 110 mil votos.

"Hoje El Salvador quebrou todos os recordes de todas as democracias em toda a história do mundo", disse Bukele após conhecer os primeiros resultados. "Nunca um projeto ganhou com o número de votos que conquistamos hoje. É literalmente a porcentagem mais elevada de toda a história."

Em um discurso proferido no Palácio Nacional perante uma multidão que lotou o centro histórico da capital San Salvador, o presidente garantiu que, segundo os seus dados, teria vencido as eleições presidenciais com "mais de 85%" dos votos.

Se confirmados os resultados, Bukele se tornará o primeiro presidente a governar o país centro-americano pelo segundo mandato consecutivo desde que a atual Constituição foi promulgada em 1983.

O documento proíbe a reeleição imediata, mas os juízes da Câmara Constitucional – eleitos pela Assembleia Legislativa em que o partido de Bukele tinha maioria – fizeram uma interpretação polêmica da Constituição para permitir a candidatura do presidente.

Governos de outros países como México, China, Guatemala, Honduras, Panamá e Paraguai parabenizaram publicamente Bukele, apesar dos dados oficiais sobre a contagem de votos ainda não estarem disponíveis.

O Tribunal Supremo Eleitoral justificou o atraso na publicação dos primeiros resultados oficiais (que só chegaram quatro horas após o encerramento das urnas) porque alguns cidadãos não tinham conseguido votar em centros localizados no exterior, apesar de terem chegado antes da hora de encerramento oficial do horário de votação. As autoridades eleitorais decidiram estender os horários para garantir o seu direito ao voto.

 

Por Diário da Feira via BBC
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803