Diario da feira | A verdadeira noticia

[Feira de Santana] Alunas de escola pública feirense participam de final do maior Festival de Música Estudantil da Bahia


Publicada em 17/12/2023 ás 09:11:36
Divulgação
Um misto de emoções tomou conta das estudantes feirenses Isabele e Maria Júlia, respectivamente.

Um misto de emoções tomou conta das estudantes feirenses Maria Júlia Rocha, 16 anos, e Isabele Teixeira Menezes, 15 anos, alunas do Ensino Médio do IETIGG – Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães, no último dia 14 de dezembro, encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação – Ciências, Tecnologia, Cultura e Artes, da SEC Bahia. O evento aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, e contou com a participação do Governador Jerônimo Rodrigues, artistas baianos e cerca de 3 mil estudantes. Júlia e Isabele concorreram ao prêmio de música autoral, com a canção Guerreiras Baianas, por meio do FACE, Festival Anual da Canção Estudantil.

Arena Fonte Nova lotada e o coração cheio de expectativas. Maria Júlia e Isabele não seguraram a emoção durante a apresentação final da canção que as levaram até a última etapa do festival. É importante lembrar que, para estar naquele palco, as garotas já haviam superado dez talentosos alunos e alunas de Feira de Santana e se credenciado a concorrer ao título baiano com estudantes de outros 26 NTEs. 


“Na verdade, as duas precisam acreditar que são vencedoras. Chegar até onde chegaram, com todo os esforços, aprendizados, todo o processo. O estar aqui junto a esses artistas é muito enriquecedor e nossa filha Julia Rocha e a Izabely sabem sim disso. A gente só tem a agradecer à escola pública. Ao Gastão em especial”, salientou a jornalista Andreia Rocha, mãe de uma das participantes. 


E, como ressaltou a dona de casa Vanilda Santos Teixeira, mãe da estudante Isabele, essa foi uma grande oportunidade da família também valorizar e mostrar a importância de apoiar os sonhos de seus filhos. “Estar junto, acreditar, mostrar pra elas que era possível também foi muito importante para que elas chegassem até aqui”, afirmou.

A dupla não foi contemplada com nenhum título pela SEC. A vencedora do FACE foi Maria Fernanda, do NTE 24, de Paulo Afonso, a quem Júlia e Isabele, de forma muito carinhosa, abraçaram e parabenizaram pela linda canção. Porém, a dupla de Feira de Santana trouxe na mala, na última sexta-feira, 15 de dezembro, uma série de lembranças, aprendizados e experiências, desde a sua primeira apresentação com a música autoral na Gincana da escola onde estudam, até a semana inteira que antecedeu ao evento do dia 14 de dezembro, dias em que elas vivenciaram o que qualquer cantora sonha: ensaiar todos os dias no estúdio do percussionista, cantor, músico Carlinhos Brown. 


“Foi uma experiência única, estar ao lado de um artista tão completo como Carlinhos Brown no auxiliando foi demais”, frisou Júlia. “Nunca imaginei vivenciar algo tão grandioso”, completou Isabele. As garotas ainda lembram que, durante a semana, puderam conviver com outros estudantes de cidades diferentes, todos hospedados em um resort em Stella Mares financiado pela SEC-Ba.

A jornalista Andreia Rocha salienta que esta experiência, a qual culminou nas estudantes cantando no palco ao lado do cantor João Gomes e demais participantes ao término do evento, não seria possível sem os projetos propostos pela escola pública e abraçados pelos professores e professoras. 


“No caso do Gastão Guimarães, nossas filhas tiveram aulas com professor de música, nossas filhas tiveram a compreensão das professoras dos horários de aulas em que elas iam se apresentar. Então, nosso agradecimento também ao grupo todo do Gastão, gestoras, coordenadoras, tias dos corredores, o fotógrafo Luiz Tito, professores, professoras e Francisco Vinicius Matias, da Fanfarra, que, lindamente, também ensaiou nossas meninas”, destacou Andreia Rocha. 


Para Isabele Teixeira, uma experiência maravilhosa e a alegria de toda uma escola ter acreditado em seu potencial. “Isso é essencial para nossa autoestima e tenho certeza muito nos ajuda no dia a dia, na nossa vida enquanto pessoa, enquanto estudante”. 

Na opinião de Júlia Rocha, esses eventos são de suma importância porque o estudante, principalmente de escola pública, precisa ter seus talentos visibilizados. “O FACE, por exemplo, que nos oportunizou mostrar nossos talentos, foi um processo demorado e de muito trabalho. Compomos a música, triplicamos as aulas de canto. Aprendemos novas técnicas e fomos melhorando cada vez mais. Gravamos nossa música no estúdio e, para nossa surpresa, passamos em 1° lugar na seleção do NTE de Feira e região. Isso tudo nos fez um bem enorme: emocional e cognitivo. É preciso apostar nos talentos dos alunos sim. É preciso apostar na escola pública”, ressaltou Júlia Rocha.

Texto: Adriana Matos

 

Por Diario da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803